Caraguá
Caraguá
ECONOMIA

IGP-M na 2ª prévia de março fica em 1,06%, ante 0,55% um mês antes, revela FGV

19 Mar 2019 - 09h35Por Vinicius Neder

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 1,06% na segunda prévia de março, após ter avançado 0,55% na segunda leitura de fevereiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 19, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 1,96% neste ano e avanço de 8,05% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de março. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 1,41%, ante uma alta de 0,73% na segunda prévia de fevereiro.

O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, avançou 0,50% na segunda medição deste mês, depois de um avanço de 0,17% em igual leitura de fevereiro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,11% na segunda prévia de março, depois de elevação de 0,29% na segunda leitura do mês anterior.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários medidos pelo IPA Agrícola avançaram 3,39% no atacado na segunda prévia do IGP-M de março. Na mesma leitura de fevereiro, houve alta de 1,44%.

Já os produtos industriais no atacado,, mensurados pelo IPA Industrial, tiveram alta de 0,76% na segunda prévia deste mês, ante elevação de 0,50% na mesma medição de fevereiro.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais subiram 1,57% na segunda prévia de março, depois da elevação de 0,81% na mesma leitura de fevereiro.

Os preços dos bens intermediários tiveram alta de 0,70% na segunda prévia de março, ante queda de 0,29% em igual leitura do mês passado. Os preços das matérias-primas brutas subiram 2,07% na segunda leitura deste mês, após avanço de 1,89% em igual leitura de fevereiro.

O IGP-M é tradicionalmente usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de fevereiro a 10 de março. No dado fechado do mês de fevereiro, o IGP-M teve alta de 0,88%.

Caraguá

Matérias Relacionadas

Segurança

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos
Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix
Economia

Presidente negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

Em 2021, a gasolina e o diesel subiram 47%, Etanol acumula alta de 62%
Presidente negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis
Economia

Sindicato dos Metalúrgicos da região e classe patronal fecham reajuste para 2022

Confira o reajuste que será concedido aos trabalhadores
Sindicato dos Metalúrgicos da região e classe patronal fecham reajuste para 2022
Geral

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 22 milhões

Próximo sorteio será no sábado
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 22 milhões
Ver mais de Economia