ECONOMIA

Ibovespa tenta retomar alta com ajuda de Nova York

20 Dez 2018 - 10h04Por Maria Regina Silva

O principal índice da Bolsa brasileira iniciou a quinta-feira, 20, em alta, tentando recuperar as perdas da véspera após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) contrariar algumas expectativas de que o juro do país poderia ficar inalterado em 2019.

Às 10h41, o Ibovespa subia 1,01%, aos 86.539,91 pontos, depois de renovar máximas, acompanhando a tentativa dos índices futuros de Nova York de também emplacar alta. Na Europa, contudo, as bolsas reagem ao Fed, já que estavam fechadas quando houve a decisão do BC dos EUA, assim como ocorreu na Ásia.

"A Bolsa brasileira já reagiu ao Fed e pode ser que tenha espaço para se recuperar", diz o economista Antônio Madeira, da MCM Consultores. Na quarta, o Ibovespa caiu 1,08%, fechando aos 85.673,52 pontos.

Contudo, a cautela pode prevalecer no mercado acionário brasileiro nessa reta final do ano e em meio ao quadro de dúvidas que permeiam a economia mundial.

"As incertezas aumentaram bastante. Pode ser que os ativos no Brasil sofram de novo. Prefiro ser cauteloso com essa possibilidade de alta do Ibovespa hoje", completa Madeira.

A despeito de o presidente do Fed, Jerome Powell, ter afirmado que a economia dos EUA tem se mostrado saudável e que esse cenário aponta para a continuidade das elevações das taxas de juros, economistas estão receosos quanto ao desempenho da economia global, em especial a norte-americana. O Fed acredita que deve haver duas altas de juros no próximo ano, contra quatro altas em 2018.

As preocupações com a economia dos EUA afetam os contratos futuros de petróleo, que caem, podendo reduzir a chance de retomada do Ibovespa nesta quinta. Os papéis da Petrobras reagem em baixa: PN (-1,08%) e ON (-1,29%).

Matérias Relacionadas

Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Política

Secretário e deputados discutem aperfeiçoamento do Prodec

A iniciativa visa tornar os benefícios do principal programa de incentivo ao desenvolvimento da indústria mais acessíveis ao investidor
Secretário e deputados discutem aperfeiçoamento do Prodec
Ver mais de Economia