ECONOMIA
Ibovespa sobe acima dos 96 mil pontos após abertura positiva em NY
O Ibovespa, que já iniciou o dia com ganhos acima dos 96 mil pontos, passou a renovar máximas logo depois da abertura positiva do mercado acionário de Nova York, após dados fortes do mercado de trabalho norte-americano.
O relatório de emprego dos Estados Unidos, mostrando geração forte de vagas em março, atenuou um pouco a visão quanto a um esfriamento da economia local e do mundo.
O dado apontou para criação de vagas acima do esperado. Além disso, a taxa de desemprego no menor nível desde 1969. Contudo, o salário médio por hora nos EUA subiu menos: 0,22% em abril ante março e 3,2% na comparação anual, colocando um ponto de incerteza entre os investidores.
"Mesmo que o salário médio por hora tenha crescido menos, os dados do mercado de trabalho são uma boa notícia para a economia americana e também para o mundo, pois tira um pouco o temor quanto ao desaquecimento global", afirma Stefany Oliveira, analista da Toro Investimentos.
A visão é a de que a despeito desse desempenho das horas trabalhadas, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) deve manter o juro estável por enquanto. "Reforça essa ideia, sim", diz.
Enquanto o mercado de trabalho norte-americano mostra comportamento robusto, no Brasil o setor industrial segue fraco.
Nesta sexta-feira, ao divulgar a produção industrial de março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou que a queda de 6,1% ante o terceiro mês de 2018 é a mais intensa desde maio de 2018. Na margem, caiu 1,3%. Conforme o IBGE, a produção industrial de março tem perfil disseminado de queda.
Dentre os destaques de baixa na B3, estão as ações PN do Itaú Unibanco, que cedem (-0,50%) após o resultado dentro do esperado do banco no primeiro trimestre. Além disso, ações ordinárias da Natura, empresa que apresentou queda em seu lucro, caem (-0,89%).
Em contrapartida, as ações da Via Varejo ON sobem quase 8,00% (8,21%) depois que a companhia convocou assembleia para votar o fim de regra que prejudica negociação do controle da empresa.
O Ibovespa, por sua vez, subia 0,61%, aos 96.107,78 pontos, às 11h22.
Matérias Relacionadas
Economia
WEG abre vagas operacionais em Jaraguá do Sul e Guaramirim
As posições são destinadas a candidatos com mais de 18 anos, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência (PCD)

Educação
Câmara aprova urgência para projeto que altera regra das férias escolares na Copa Feminina em 2027
Proposta permite que estados, municípios e escolas definam o calendário letivo durante o Mundial de 2027; texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

Economia
Exportações de SC crescem 4,3% no primeiro semestre, para US$ 6,13 bilhões
Diversificação de destinos e avanço das vendas externas de proteína animal neutralizou em parte impacto das tarifas dos EUA; setor madeireiro ainda sofre com recuo nas vendas

Economia
Super A lança Dia A para facilitar compras do mês com preços especiais
Iniciativa vai ocorrer sempre no primeiro sábado do mês nas seis lojas da rede, com abertura antecipada às 6h e ofertas em diversos setores.

