ECONOMIA

Ibovespa sobe 1,61% com noticiário favorável à reforma da Previdência

28 Mai 2019 - 19h13Por Paula Dias

O noticiário político da terça-feira, 28, reforçou o clima mais otimista em relação à aprovação da reforma da Previdência e deu fôlego para o Índice Bovespa alcançar nova alta significativa, reconquistando o patamar dos 96 mil pontos. Após o feriado dos Estados Unidos, investidores estrangeiros voltaram às compras e levaram o índice aos 96.392,76 pontos, com alta de 1,61%, na contramão das bolsas de Nova York. Os negócios foram robustos e somaram R$ 23,9 bilhões.

Os principais sinais de Brasília que repercutiram positivamente nos negócios foram a busca do governo por um pacto entre os Três Poderes em favor das reformas e do crescimento econômico e a iniciativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de pedir a antecipação do relatório da reforma da Previdência.

Outro fator de grande relevância na alta do Ibovespa foi a queda das taxas de juros no mercado futuro, com apostas crescentes de corte da taxa Selic este ano, em virtude do ritmo fraco da economia. As quedas das taxas futuras colocaram em evidência a alta das ações dos setores financeiro e de varejo. A lógica na compra desses papéis é simples: juros menores, maior demanda por crédito e aumento do consumo interno.

Entre os papéis financeiros, destaque para Itaú Unibanco PN (+2,81%), Bradesco PN (+2,76%) e B3 ON (+2,97%). Entre as varejistas, as que se sobressaíram foram B2W ON (+6,57%), Magazine Luiza PN (+6,18%), Lojas Renner ON (+3,58%) e Via Varejo ON (+3,52%).

O analista Vitor Miziara, da Criteria Investimentos, afirma que a Bolsa vinha operando com desempenho fraco pela manhã, refletindo perspectivas mais pessimistas do mercado, com algumas revisões para o Ibovespa no final do ano. "A alta ganhou força depois da notícia de que Rodrigo Maia pediria ao relator da reforma que antecipasse seu parecer. Até então, o mercado não deu tanta importância ao pacto que o governo tenta alinhar", afirmou.

Na avaliação de Miziara, na ausência de balanços financeiros, o mercado deve concentrar as atenções no noticiário em torno da reforma, único ponto capaz de trazer impulso novo à bolsa neste momento. "Da maneira como estamos, tudo já está mais ou menos precificado e o 'risco X retorno' não está tão favorável, tendo em vista o cenário de upside menor. A Bolsa precisa de drivers positivos para o mercado comprar mais risco", disse.

Com o resultado desta terça, o Ibovespa zerou as perdas de maio, passando a contabilizar ganho de 0,04%. No dia 17, quando o índice chegou à sua menor pontuação do ano (89.992,73 pontos), a perda acumulada no mês era de 6,60%. Mantido o viés positivo até quinta-feira, o Ibovespa terá seu primeiro resultado positivo em maio nos últimos dez anos.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia