ECONOMIA

Ibovespa sobe 1,34% com recuperação de ações da Petrobras

16 Abr 2019 - 19h06Por Paula Dias

A aposta de que o governo conseguirá contornar o impasse na política de preços do diesel abriu caminho para uma firme recuperação das ações da Petrobras nesta terça-feira, 16, com reflexo direto no Índice Bovespa. A melhora do humor teve como fundamento o anúncio de medidas para o setor rodoviário e a expectativa de que novas providências pudessem ser anunciadas após a reunião de integrantes do governo com técnicos da Petrobras. Ao final do pregão, o Ibovespa marcou 94.333,31 pontos, com alta de 1,34%.

A valorização do Ibovespa foi mantida mesmo na contramão dos mercados de câmbio e juros, onde a cautela com a tramitação da reforma da Previdência prevaleceu. As bolsas de Nova York tiveram desempenho fraco e também não foram firme referência positiva para os negócios na Bolsa. Por outro lado, a alta dos preços das commodities foi o fator externo positivo, ajudando a alavancar as ações da Petrobras e de papéis de mineração e siderurgia.

Em entrevista coletiva pela manhã, o governo anunciou um pacote de medidas para beneficiar os caminhoneiros, de forma a afastar o risco de uma greve. Entre as medidas anunciadas estão a concessão de uma linha de crédito específica a caminhoneiros autônomos de até R$ 30 mil no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a liberação de R$ 2 bilhões para conclusão de obras e manutenção de rodovias.

As ações da Petrobras reagiram com alta firme, apagando parte das perdas de sexta-feira, quando chegaram a perder mais de 8%. Ao final do pregão, Petrobras ON e PN subiram 3,57% e 3,05%.

Para Rafael Bevilacqua, estrategista da Levante Ideias de Investimento, apesar de o episódio da suspensão do reajuste do diesel ter causado mal-estar no mercado, a aposta é de que nova interferência governamental não será necessária, à medida que houver reação na economia. "Havendo melhora da economia e redução da ociosidade, haverá também melhora das condições de trabalho para os caminhoneiros", afirma o estrategista.

Para isso, a reforma da Previdência tem papel fundamental. Assim, as atenções também estiveram focadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde os governistas correm contra o tempo para conseguir votar a admissibilidade da reforma antes do feriado de Páscoa. Com mais de cem deputados inscritos para discursar, o desafio é reduzir as inscrições ou o tempo de fala dos deputados para que o relatório seja votado até quarta-feira.

Na análise por ações, outro destaque do dia foi Vale ON, que subiu 3,45%, em boa parte apoiada na alta dos preços do minério de ferro. Além disso, o papel refletiu decisão judicial em Minas Gerais que autorizou a companhia a retomar a operação de sua mina Brucutu, paralisada em fevereiro, após a tragédia em Brumadinho. Também foram destaque de alta as ações de outras empresas estatais, refletindo melhora da percepção de risco político. Banco do Brasil ON subiu 2,07% e Eletrobras PNB avançou 0,68%.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões

Número é maior que população porque muitos têm mais de um chip
Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões
Economia

Caixa paga seguro-desemprego em conta poupança social digital

Benefício começa a ser pago hoje
Caixa paga seguro-desemprego em conta poupança social digital
Geral

Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral

Parecido com o acrílico convencional, o Bold NanoPower mantém alto grau de transparência e pode passar pelos mesmos processos de beneficiamento, como corte, dobra, usinagem e moldagem, sem perder o poder virucida
Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral
Economia

Dólar fecha no menor nível em um mês após acordo sobre Orçamento

Bolsa de Valores tem pequena queda em dia de ajustes
Ver mais de Economia