ECONOMIA

Ibovespa sobe 1,32% em dia de negócios reduzidos por feriado nos EUA

27 Mai 2019 - 19h05Por Paula Dias

A liquidez reduzida foi a principal marca dos negócios com ações nesta segunda-feira, 27, de feriado nos Estados Unidos (Memorial Day), que manteve as bolsas de Nova York fechadas. No entanto, o Índice Bovespa teve fôlego para oscilar em alta durante todo o pregão, depois de três baixas consecutivas na semana passada.

O avanço foi sustentado por uma percepção construtiva das manifestações em favor do governo e também contou com o reforço das ações de empresas de commodities, que acompanharam as altas dos preços das matérias-primas no exterior.

Ao final da sessão de negócios, o Índice Bovespa marcou 94.864,25 pontos, em alta de 1,32%.

A valorização andou na contramão do câmbio, onde o dia foi de valorização do dólar ante o real. Os negócios somaram R$ 8,249 bilhões, pouco mais da metade da média de maio, de R$ 14,8 bilhões.

As manifestações em favor do governo de Jair Bolsonaro e da reforma da Previdência, entre outras pautas, foram lidas sob perspectiva positiva no mercado, embora não se saiba exatamente quais serão os próximos capítulos na conturbada relação entre Executivo e Legislativo. Havia temores de que as manifestações fossem um fracasso - que fortalecesse o Congresso em demasia - ou um sucesso absoluto, que fortalecesse o governo excessivamente. Aparentemente houve um meio-termo que agradou o mercado.

"Apesar de ainda não serem determinantes para a aprovação da reforma, as manifestações mostram certo respaldo popular da situação e podem resultar em alguma pressão sobre o Centrão em prol da proposta", disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos. "De qualquer forma, como diz Paulo Guedes, a reforma não é a única solução aos problemas no país, e estes passam muito pela estabilidade político-social necessária à aprovação de outras medidas, como a redução do número de ministérios e a aprovação de crédito suplementar à União", afirmou o profissional.

Já entre as altas mais significativas ficaram os papéis de commodities, que acompanharam a valorização das matérias-primas no exterior. Vale ON fechou com ganho de 3,89%, refletindo principalmente a alta de mais de 3% do preço do minério de ferro no mercado chinês. A commodity subiu em meio a preocupações com a baixa dos estoques nos portos chineses e temores de que a oferta brasileira de minério seja reduzida ainda mais, com o risco de rompimento da barragem de Barão de Cocais.

As ações da Petrobras tiveram ganhos de 1,45% (ON) e 0,57% (PN) em dia de alta dos preços do petróleo. Também contribuiu a perspectiva positiva em torno da possível venda da distribuidora Liquigás, dentro do plano de desinvestimento da estatal.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia