Delivery Much
ECONOMIA

Ibovespa sobe 1,32% em dia de negócios reduzidos por feriado nos EUA

27 Mai 2019 - 19h05Por Paula Dias

A liquidez reduzida foi a principal marca dos negócios com ações nesta segunda-feira, 27, de feriado nos Estados Unidos (Memorial Day), que manteve as bolsas de Nova York fechadas. No entanto, o Índice Bovespa teve fôlego para oscilar em alta durante todo o pregão, depois de três baixas consecutivas na semana passada.

O avanço foi sustentado por uma percepção construtiva das manifestações em favor do governo e também contou com o reforço das ações de empresas de commodities, que acompanharam as altas dos preços das matérias-primas no exterior.

Ao final da sessão de negócios, o Índice Bovespa marcou 94.864,25 pontos, em alta de 1,32%.

A valorização andou na contramão do câmbio, onde o dia foi de valorização do dólar ante o real. Os negócios somaram R$ 8,249 bilhões, pouco mais da metade da média de maio, de R$ 14,8 bilhões.

As manifestações em favor do governo de Jair Bolsonaro e da reforma da Previdência, entre outras pautas, foram lidas sob perspectiva positiva no mercado, embora não se saiba exatamente quais serão os próximos capítulos na conturbada relação entre Executivo e Legislativo. Havia temores de que as manifestações fossem um fracasso - que fortalecesse o Congresso em demasia - ou um sucesso absoluto, que fortalecesse o governo excessivamente. Aparentemente houve um meio-termo que agradou o mercado.

"Apesar de ainda não serem determinantes para a aprovação da reforma, as manifestações mostram certo respaldo popular da situação e podem resultar em alguma pressão sobre o Centrão em prol da proposta", disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos. "De qualquer forma, como diz Paulo Guedes, a reforma não é a única solução aos problemas no país, e estes passam muito pela estabilidade político-social necessária à aprovação de outras medidas, como a redução do número de ministérios e a aprovação de crédito suplementar à União", afirmou o profissional.

Já entre as altas mais significativas ficaram os papéis de commodities, que acompanharam a valorização das matérias-primas no exterior. Vale ON fechou com ganho de 3,89%, refletindo principalmente a alta de mais de 3% do preço do minério de ferro no mercado chinês. A commodity subiu em meio a preocupações com a baixa dos estoques nos portos chineses e temores de que a oferta brasileira de minério seja reduzida ainda mais, com o risco de rompimento da barragem de Barão de Cocais.

As ações da Petrobras tiveram ganhos de 1,45% (ON) e 0,57% (PN) em dia de alta dos preços do petróleo. Também contribuiu a perspectiva positiva em torno da possível venda da distribuidora Liquigás, dentro do plano de desinvestimento da estatal.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor

Na prática, os estabelecimentos que recebem leite ou processam leite cru refrigerado terão que rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores
Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor
Geral

IPVA 2021: prazo para pagamento em cota única termina no dia 1º de fevereiro

O prazo para pagamento em três vezes sem juros terminou no último dia 10
Economia

Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena

Os números sorteados neste sábado foram 02, 09, 34, 49, 51, 55
Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena
Economia

Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Serão beneficiadas 3,5 milhões de pessoas
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
Ver mais de Economia