ECONOMIA

Ibovespa sobe 1,28% com melhora de percepção com reforma da Previdência

08 Mai 2019 - 19h24Por Paula Dias

As recentes movimentações do governo em busca de obter apoio para a reforma da Previdência foram cruciais para a recuperação dos preços no mercado de ações nesta quarta-feira, 8. Depois das duas quedas consecutivas, determinadas pela aversão ao risco no mercado internacional, o Índice Bovespa encontrou no noticiário político doméstico o fôlego para fechar em alta de 1,28%, aos 95.596,61 pontos. Lá fora, as tensões foram arrefecidas, o que também contribuiu para a melhora do apetite por risco no mercado brasileiro. Os negócios somaram R$ 15,3 bilhões.

Desde a abertura, o índice já exibiu sinal positivo em reação à decisão do presidente Jair Bolsonaro de recriar os ministérios das Cidades e Integração Nacional. A reunião de Bolsonaro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e os 27 governadores, pela manhã, foi outro ponto visto como positivo no âmbito político, por sinalizar para a melhora na capacidade de articulação do governo.

Os ganhos do Ibovespa foram puxados principalmente pelas ações da Petrobras e as do setor financeiro. No caso dos bancos, os ganhos robustos foram relacionados à recomposição das perdas dos últimos dias, uma vez que esses papéis foram os mais castigados pela onda de aversão ao risco. Banco do Brasil ON subiu 2,22%, Bradesco PN avançou 2,07% e Itaú Unibanco PN ganhou 1,13%. No caso de Petrobras, os ganhos de 3,42% (ON) e 3,87% (PN) foram atribuídos a declarações do presidente da companhia, Roberto Castello Branco, que garantiu que "as notícias são boas em abril e no futuro", destacando redução no endividamento da estatal. Além disso, a quarta-feira foi de alta dos preços do petróleo, o que contribuiu para o impulso das ações da petroleira.

"A decisão de Jair Bolsonaro de recriar os ministérios foi determinante do sinal de alta do Ibovespa, que determinou o ritmo do dia logo na primeira hora de negócios. Desde então, o que se viu foi a manutenção desse patamar", afirmou Daniel Herrera, analista da Toro Investimentos. Na avaliação do analista, a melhora dos ânimos no exterior foi fator praticamente neutro para o mercado doméstico.

Já para Ariovaldo Ferreira, gerente de renda variável da H.Commcor, o cenário internacional foi relevante no desempenho da Bolsa, favorecendo a recuperação dos ativos. Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, irá a Washington esta semana "para fazer um acordo". A declaração foi vista como uma sinalização positiva sobre as negociações comerciais bilaterais.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia