ECONOMIA

Ibovespa opera em queda com investidores à espera de notícias sobre Previdência

22 Jan 2019 - 12h13Por Simone Cavalcanti

O Ibovespa abriu em baixa, seguindo o mau humor internacional de seus pares do mercado acionário, assim como as principais commodities que influenciam ações locais mais negociadas. Os investidores operam sob o signo da cautela no aguardo de novas informações sobre o projeto de reforma da Previdência do ministro da Economia, Paulo Guedes, e também do presidente Jair Bolsonaro que faz discurso hoje no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta terça-feira, 22, às 12h30 (de Brasília).

Notícias sobre inclusão dos militares nas novas regras de aposentadoria bem como o aumento da alíquota de contribuição para servidores públicos são vistas como positivas. Em entrevista ao Broadcast (sistema fechado de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governador de São Paulo, João Doria, que participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, afirmou que seus pares acordam em elevar a alíquota de 11% para 14%.

O Ibovespa operava em queda de 0,10%, aos 95.909,21 pontos, às 11 horas. Em Nova York, os índices futuros desvalorizam, como do Dow Jones (-0,60%). Ainda no exterior, as cotações do petróleo têm forte recuo, perto de 2%, assim como o minério de ferro, que fechou em baixa de 1,92%, no porto de Qingdao, na China.

Sem agenda relevante de divulgação de indicadores, a Bolsa fica ao sabor do noticiário, inclusive do que virá do discurso do presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista exclusiva ao Broadcast em Davos, o governador de São Paulo, João Doria, deu um indicativo importante para o caminho de aprovação da reforma. Segundo ele, 22 dos 27 governadores vão articular as bancadas pela aprovação do projeto com as novas regras de aposentadoria.

Ele informou ainda que os governadores querem o aumento da contribuição de 11% para 14%. Segundo apurações do Broadcast, Doria e Guedes acabaram se encontrando na segunda-feira em Davos e teriam conversando rapidamente sobre a reforma da Previdência.

Em meio à preocupação com o ajuste fiscal tanto do governo federal quanto dos Estados brasileiros, investidores monitoram notícias sobre movimentações financeiras atípicas tanto do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) quanto de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia