ECONOMIA

Ibovespa cai 3,10% e tem pior semana em 7 meses com crise política

22 Mar 2019 - 19h21Por Paula Dias

O Índice Bovespa teve nesta sexta-feira, 22, sua quarta queda consecutiva e voltou a se distanciar da marca dos 100 mil pontos atingida na segunda-feira. Se no início da semana predominava a confiança na aprovação da reforma da Previdência, agora o clima é de cautela com os desdobramentos políticos e jurídicos da prisão do ex-presidente Michel Temer e das dificuldades de articulação do governo Bolsonaro em diferentes esferas. Como se não bastassem as adversidades do cenário doméstico, o mercado internacional contribuiu com forte aversão ao risco, em meio a novos temores de desaquecimento da economia global.

O Ibovespa terminou o dia em queda de 3,10%, aos 93.735,15 pontos. Com mais esse resultado negativo, terminou a semana com perda acumulada de 5,45% - pior porcentual desde a semana terminada em 10 de agosto do ano passado, quando o indicador caiu 6,04%, influenciado pela turbulência internacional envolvendo a crise na Turquia. Os negócios do dia somaram R$ 19,4 bilhões.

Os temores dos investidores se concentraram principalmente na figura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ao longo da semana protagonizou desentendimento público com o ministro Sérgio Moro (Justiça) e teve de lidar com manifestação de Carlos Bolsonaro em favor de Moro. Assim, sua permanência na articulação do governo em favor do governo foi alvo de especulações e questionamentos.

No mercado, houve espaço para especulações de curto e médio prazo, mas a expectativa ainda é de que a reforma da Previdência passará pelo Congresso. Contudo, o clima de euforia de tempos atrás dificilmente será recuperado no curto prazo. "Acredito que a reforma vai passar, nem que seja a fórceps, porque a essa altura os parlamentares já devem estar cientes de que não existe outra opção para o País. O problema agora é o prazo, que pode se estender além do esperado", disse o economista Pedro Coelho Afonso.

Entre as preocupações do mercado está o difícil relacionamento do governo com as bancadas no Congresso, que passaram a dar sinais de afastamento do governo. Desde a apresentação da proposta de reforma dos militares, na quarta-feira, que a tarefa de definir o relator da PEC da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara parece mais difícil. A queda da popularidade de Bolsonaro foi outro fator a gerar algum isolamento. "Os parlamentares passaram a evitar o ônus da reforma nesse momento", disse Luiz Roberto Monteiro, operador da Renascença Corretora.

Entre as 66 ações que compõem o Ibovespa, apenas Suzano ON fechou em alta (+1,19%), favorecida pela valorização de 2,65% do dólar à vista. As quedas mais significativas ficaram com papéis de varejo, com B2W ON (-9,09%) à frente, sob influência do rebaixamento de recomendação promovido pela Itaú BBA. Entre as blue chips o dia foi de quedas expressivas, principalmente nos papéis mais sensíveis ao risco político. Banco do Brasil ON, por exemplo, caiu 5,44%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia