ECONOMIA

IBGE: com revisão, estabilidade dos serviços em 2018 interrompe 3 anos de quedas

15 Mar 2019 - 12h11Por Daniela Amorim

O atraso na entrega de informações de uma grande operadora de telecomunicações motivou uma revisão nos dados do setor de serviços referentes a dezembro de 2018, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A revisão foi tão importante que mudou o desempenho da média global de volume de serviços prestados no ano de 2018, apurada pela Pesquisa Mensal de Serviços: passando de queda de 0,1% para estabilidade (0,0%).

"Uma empresa importante do setor de telecomunicações não havia entregue a sua informação no período adequado. E, na revisão de dados, quando entrou essa informação teve uma mudança de patamar importante. Lembrando que o setor de telecomunicações é o mais pesado na pesquisa, pesa 17%", explicou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços. "Claro que a gente recebe uma série de modificações, mas a definitiva (para a mudança no resultado) foi essa", completou.

O IBGE revisou o volume de serviços prestados em dezembro de 2018 ante dezembro de 2017 de uma queda de 0,2% para alta de 0,4%. A taxa de dezembro de 2018 ante novembro de 2018 saiu de um aumento de 0,2% para elevação de 1,0%.

Com a revisão, a estabilidade registrada pelos serviços em 2018 interrompeu uma sequência de três anos de resultados negativos, período em que acumulou uma perda de 11,0%. Em 2017, o volume de serviços prestados encolheu 2,8%; em 2016, -5,0%; em 2015, -3,6%.

Quando falta informação de uma empresa, o procedimento adotado pelo IBGE é fazer uma imputação de informações através de um modelo estatístico. No mês seguinte, a equipe faz uma revisão dos dados, inserindo as correções que chegaram dos informantes.

Segundo pesquisadores, a imputação é mais precisa quando se trata de uma empresa pequena, porque costuma seguir o comportamento geral do setor. No caso de uma empresa grande, como ocorreu em dezembro, é mais difícil que o modelo estatístico acerte os resultados, provocando uma revisão maior quando as informações chegam.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Petrobras obtém lucro de mais de R$ 1 bilhão no primeiro trimestre

Empresa aumentou produção de petróleo e gás natural em 3%
Petrobras obtém lucro de mais de R$ 1 bilhão no primeiro trimestre
Saúde

Guaramirim fará vacinação da covid nesta sexta-feira em idosos acima de 60 anos

Serão atendidos os idosos pré-cadastrados do número 3511 até o 3751
Guaramirim fará vacinação da covid nesta sexta-feira em idosos acima de 60 anos
Economia

Weg abre inscrições para estágio

Programa de Estágio do segundo semestre de 2021 oferece vagas nas áreas técnicas, administrativas/ tecnologia da informação e engenharia
Weg abre inscrições para estágio
Economia

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial

Parcela havia sido depositada em 27 de abril
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial
Ver mais de Economia