Joaçaba Pneus
ECONOMIA

IBC-Br sobe 1,84% no trimestre até outubro ante 3 meses anteriores, diz BC

17 Dez 2018 - 09h30Por Fabrício de Castro

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 17, que seu Índice de Atividade (IBC-Br) registrou alta de 1,84% no acumulado do trimestre até outubro, na comparação com o trimestre anterior (maio a julho), pela série ajustada.

O BC informou ainda que o IBC-Br acumulou alta de 2,16% no trimestre até outubro ante o mesmo período do ano passado, pela série sem ajustes sazonais.

Considerado uma espécie de "prévia do BC para o PIB", o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Média móvel

A média móvel trimestral do IBC-Br teve alta de 0,13% em outubro, na série com ajuste sazonal. Em setembro, o indicador havia registrado alta de 0,25%. Em agosto, havia avançado 1,45%.

Bastante observada pelos economistas do mercado financeiro, a média móvel do IBC-Br costuma ser usada como indicativo de tendências para o índice. O porcentual divulgado nesta segunda-feira refletiu a comparação entre o trimestre encerrado em outubro e o trimestre encerrado em setembro.

No caso da série sem ajuste sazonal, a média móvel trimestral do IBC-Br teve resultado negativo de 0,23% em outubro. Em setembro, a média móvel sem ajuste havia caído 0,40%.

Revisões

O Banco Central revisou dados do Índice de Atividade Econômica na margem, na série com ajuste. O IBC-Br de setembro foi revisado de -0,09% para -0,16%. Em agosto, o índice foi de +0,53% para +0,55%.

No caso de julho, a revisão foi de +0,33% para +0,38%. O dado de junho foi de +3,42% para 3,49% e o de maio passou de -3,39% para -3,38%. Em relação a abril, o BC substituiu a taxa de +0,58% pela de +0,61%.

Conhecido como uma espécie de "prévia do BC para o PIB", o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A previsão oficial do BC para a atividade doméstica em 2018 é de avanço de 1,4%.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

FIESC defende redução temporária do imposto de importação do aço

O insumo teve alta superior a 100% em 12 meses e tem impactado diversos setores, principalmente a construção e o metalmecânico
FIESC defende redução temporária do imposto de importação do aço
Economia

Sine de Santa Catarina tem 5.145 vagas de emprego abertas

Todas as vagas são para contratações efetivas, os pré-requisitos e a carga horária variam de acordo com o cargo.
Sine de Santa Catarina tem 5.145 vagas de emprego abertas
Geral

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar em SC

Atuação do Sicredi junto a agricultura familiar e em toda a cadeia produtiva do agronegócio fomenta o desenvolvimento econômico.
Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar em SC
Economia

Após venda de fábrica em Schroeder, Menegotti divulga nota

Cerca de 450 pessoas trabalham na unidade
Após venda de fábrica em Schroeder, Menegotti divulga nota
Ver mais de Economia