ECONOMIA
Huawei pede a tribunal que considere lei de segurança dos EUA inconstitucional
A gigante de tecnologia chinesa Huawei apresentou uma moção na Justiça americana nesta quarta-feira questionando a constitucionalidade de uma lei que limita suas vendas de equipamentos de telecomunicações, no lance mais recente de seu atual confronto com o governo dos Estados Unidos.
O diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, disse em coletiva de imprensa que solicitou a um tribunal nos EUA que julgue se é constitucional ou não uma decisão de Washington de invocar um dispositivo que impede o governo americano e seus fornecedores de utilizarem equipamentos da empresa chinesa.
Maior fabricante mundial de equipamentos para redes, a Huawei está lutando para manter acesso a grandes mercados para a próxima geração de telecomunicações, num momento em que a Casa Branca a acusa de ameaçar a segurança cibernética internacional.
Os EUA e a China estão envolvidos numa disputa comercial desde julho do ano passado, quando o presidente americano, Donald Trump, acusou Pequim de forçar empresas americanas a transferir tecnologia e, ao mesmo tempo, de oferecer subsídios injustos a companhias chinesas. Desde então, os dois países impuseram tarifas adicionais a bilhões de dólares em produtos um do outro.
A mais recente rodada de discussões bilaterais, ocorrida neste mês, terminou sem um acordo que desse fim à rixa comercial sino-americana. Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas
Economia
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
Serão beneficiadas 3,5 milhões de pessoas

Economia
Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 22 milhões
A quina teve 75 ganhadores, com prêmio individual de R$ 32.688,93

Economia
Copom mantém juros básicos da economia em 2% ao ano
Apesar de alta na inflação, BC decidiu não mexer na Selic
