Economia

Guaramirim tem queda de 5,5% na arrecadação de ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é pago por todo mundo e ele está em todos os produtos que consumimos, desde o café na padaria da esquina até uma máquina de lavar na loja.

19 Mai 2020 - 08h57Por Da Redação

O ICMS é o principal imposto de competência estadual. Ele é usado principalmente para arcar com as despesas do executivo, transferências entre os poderes legislativo e judiciário, bem como faz parte de parcela significativa das transferências de recursos recebidos nos governos municipais. Dessa forma, é esse imposto é de fundamental importância para, por exemplo, drenar recursos para investimentos realizados pelo governo estadual. 

Segundo a secretaria de Estado da Fazenda, se comparado os meses de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período do ano passado, a arrecadação do imposto em Guaramirim caiu cerca de 5,5% em termos nominais. 

O economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Rodrigues explica, que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o estado estava passando por um processo de recuperação econômica mais célere do que a média do país, marcando por exemplo, na arrecadação de ICMS em Guaramirim, um crescimento de 16,6% no primeiro bimestre deste ano em relação a 2019. 

Entretanto, com o fechamento do comércio no meio de março devido a pandemia de Covid-19, a arrecadação do imposto no município sofreu uma queda de cerca de 4,5% entre março de 2020 e março de 2019 e fechou o mês em R$ 5.795.364,14. 

"Se compararmos mais adiante, no mês de abril deste ano com o mesmo período do ano passado, a queda é substancial e a perda da arrecadação é de 40% e queda de 37% em relação ao mês de março de 2020", destaca, Rodrigues.  

Conforme o presidente da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), Gilberto Ronchi, a perda de arrecadação de ICMS para o município foi significativa de um ano para o outro no mesmo período, mas é compreensível visto a questão de saúde pública que se instalou no país e no estado. 

"Sabemos que paralisar a atividade econômica em março deste ano não foi uma questão fácil para as empresas, assim como se olhar o comparativo entre os meses de março e abril do ano passado para este ano, os números são preocupantes. Mas aos poucos a economia está voltando a girar e temos certeza que nossos associados, assim como nós, estão pensando em estratégias para fortalecer a economia local”, salienta. 

De acordo com o economista, a perspectiva de arrecadação do ICMS em Guaramirim é de retração, considerando que o PIB do país tende a registrar queda de 5%, considerando as principais estimativas de mercado. 

Em compensação, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que se refere a um imposto de propriedade e, portanto, não é tão afetado diretamente pela menor movimentação econômica, se manteve estável entre janeiro a abril, com poucas oscilações.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia