Economia

Guaramirim prepara retomada das atividades

Município seguirá o plano estratégico de retomada das atividades econômicas estabelecido pelo Estado e divulgado na noite de quinta-feira (26)

27 Mar 2020 - 13h30Por Da Redação
Guaramirim prepara retomada das atividades - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O comitê de crise contra o coronavírus em Guaramirim composto por representantes da administração municipal, ACIAG, CDL, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar realizou reunião na manhã desta sexta-feira (27), para tratar de pautas como o relato das ações tomadas por cada entidade frente a Pandemia do corona, a perspectiva para os próximos dias, a retomada das atividades econômicas para a próxima semana conforme decreto do Governador de Santa Catarina e a emissão de comunicado com orientações sobre a volta à normalidade a sociedade guaramirense nos próximos dias.

 

“Com as empresas fechadas desde o dia 18 de março devido ao isolamento social decretado pelo Governo do Estado, é preciso estabelecer um ordenamento gradativo do retorno ao trabalho. Para isso, discutimos a melhor forma de realizar esta ação”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Ademir da Silva.


A cidade não registrou até o momento casos de contaminação do coronavírus. Foram realizadas oito coletas de exames, sendo sete descartadas e um novo caso, em que o paciente está internado no hospital, aguarda o resultado.


Diante disso, ficou definido no encontro que Guaramirim seguirá o plano estratégico de retomada das atividades econômicas estabelecido pelo Estado e divulgado na noite de quinta-feira (26), em concordância com as boas práticas de limpeza, cuidado e distanciamento necessário para contenção da propagação do vírus. “Vamos sugerir aos estabelecimentos comerciais que orientem e propaguem protocolos de distanciamento entre pessoas nos ambientes e filas com distanciamentos”, observa Rodrigo. 


O plano define que permanecem suspensas, a contar de quarta-feira (01/04), a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros ea  circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas.

Poderão funcionar parcialmente, por prazo indeterminado, a partir de segunda-feira (30/03), às agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

Já os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral, atividades do setor hoteleiro, de construção civil, escritórios de prestação de serviços em geral e os centros de distribuição e depósitos ficam liberados a partir de quarta-feira (01/04).

A Prefeitura de Guaramirim também reabre na quarta-feira (01/04), às 8 horas, com medidas restritivas de atendimento, seguindo as normativas do Ministério da Saúde. “Na reunião do comitê também ficou acertado que será realizada campanha ao consumidor de Guaramirim para que privilegie o comércio local e reforço para as empresas que se utilizarem de delivery, que tenham cuidado assepsia dos materiais utilizados para as entregas, higienização constante dos equipamentos e orientação de boas práticas de limpeza aos entregadores”, ressaltou.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG é a nova fornecedora de Estações de Recarga para veículo elétrico da FIAT

O acordo prevê o fornecimento de dois modelos de estações de recarga, visita técnica aos clientes e instalação dos equipamentos
WEG é a nova fornecedora de Estações de Recarga para veículo elétrico da FIAT
Política

Acostamento na BR-280 depende de busca por recursos, informa Dnit

Assunto foi discutido na sessão da Câmara de Jaraguá do Sul nesta semana
Acostamento na BR-280 depende de busca por recursos, informa Dnit
Geral

Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá

A primeira alteração é no valor das passagens que sofrerá uma redução no valor da compra antecipada, baixando de R$ 4,60 para R$ 3,94
Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá
Economia

Ministro defende privatização dos Correios em pronunciamento

Fábio Faria disse que é preciso fortalecer a estatal
Ministro defende privatização dos Correios em pronunciamento
Ver mais de Economia