Agenda cultural - prefeitura de jaragua
Economia

Governo mantém vigência de portaria sobre abertura do comércio nos feriados

Comércio de Jaraguá do Sul deve seguir regras atuais até julho

24 Fev 2026 - 10h29Por Rogério Tallini
Medida não afeta estabelecimentos de Jaraguá do Sul, ao menos por enquanto - Crédito: Rogério TalliniMedida não afeta estabelecimentos de Jaraguá do Sul, ao menos por enquanto - Crédito: Rogério Tallini

O governo federal confirmou a manutenção da entrada em vigor da Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego para 1º de março de 2026, que revoga autorizações para o trabalho em feriados em diversos segmentos do comércio varejista, como supermercados, hipermercados, farmácias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e comércio em geral. A nova regra exige que o funcionamento nessas datas passe a depender de convenção coletiva de trabalho (CCT) negociada entre sindicatos patronais e de empregados, além de observância à legislação municipal.
 InstaFace e YouTube / contato: 47 98465-0122
A portaria não altera as regras para trabalho aos domingos, que continuam reguladas por convenções coletivas ou acordos específicos, sem revogação de autorizações permanentes nesse ponto. As mudanças focam exclusivamente nos feriados.
Publicada em novembro de 2023, a portaria já foi adiada quatro vezes — o último adiamento ocorreu em 17 de junho de 2025, após negociações sem consenso entre centrais sindicais, empregadores e o governo. O objetivo da medida, segundo o MTE, é restabelecer a legalidade prevista na Lei, corrigindo uma distorção de Portaria do governo anterior, que permitia o trabalho em feriados de forma unilateral e permanente em diversos setores.
Em Jaraguá do Sul, a Convenção Coletiva de Trabalho vigente é válida até julho de 2026.

 

Matérias Relacionadas

Economia

Lojão Astral completa três anos em Jaraguá do Sul com expansão acelerada e foco no cliente local

Lojão Astral completa três anos em Jaraguá do Sul com expansão acelerada e foco no cliente local
Economia

Trabalhadores e empregadores entregam ao governador acordo sobre o piso regional

Presidente da FIESC, Gilberto Seleme, acompanhado pelo diretor da FECESC, Ivo Castanheira, apresentou o documento a Jorginho Mello; governo encaminhará projeto de lei à ALESC
Trabalhadores e empregadores entregam ao governador acordo sobre o piso regional
Economia

Jaraguá do Sul registra saldo positivo de quase 300 empregos formais em janeiro, segundo Caged

Jaraguá do Sul registra saldo positivo de quase 300 empregos formais em janeiro, segundo Caged
Economia

Santa Catarina lidera geração de empregos em janeiro, com 19 mil vagas

Postos de trabalho criados na indústria somam 15,9 mil; construção civil e têxtil, vestuário, couro e calçados são destaques entre os setores com maior saldo de empregos formais
Santa Catarina lidera geração de empregos em janeiro, com 19 mil vagas
Ver mais de Economia