Delivery Much
ECONOMIA

Governadores 'não têm voto nem pedem voto' para aprovar reforma, diz líder do PP

03 Mai 2019 - 12h10Por São Paulo

Uma das estratégias do governo Bolsonaro para aprovar a reforma da Previdência, a liberação de recursos do pré-sal para os Estados, não deve se provar efetiva na busca por votos para a reforma, avalia o líder do PP na Câmara, o deputado Arthur Lira (AL). "O governo erra ao distribuir dinheiro do pré-sal diretamente aos governadores", disse.

Segundo ele, "governadores não têm voto nem pedem voto".

"A reforma da Previdência é muito melhor aceita em São Paulo, no Rio e no Sul. Nas outras regiões, eu diria que 80% são contra a reforma", declarou o parlamentar, em entrevista à Rádio Eldorado.

O déficit previdenciário dos Estados, disse Lira, não deveria ser debatido em âmbito federal. "Na minha opinião, tudo pertinente a Estados e municípios tem que ser enviado às respectivas assembleias e aí os governadores têm que se envolver", apontou o deputado alagoano.

Comissão especial

Apesar da aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara ter sido aprovada com 48 votos a favor e 18 contrários, esta proporção não reflete o grau de aceitação da proposta no plenário da Câmara, avalia o líder do PP na Câmara.

"É preciso ter cuidado ao analisar as votações nas comissões", disse ele. "As comissões têm maioria artificial. No meu partido, a maioria não é a favor da reforma", comentou. "No meio de 40 deputados do meu partido, coloquei três na Comissão que são a favor da reforma para facilitar a tramitação, mas chegando no plenário, a conversa é outra", afirmou.

Gabinete

O "gabinete de inteligência" criado pelo governo, que deve funcionar a partir da terça-feira, 7, para oferecer esclarecimentos e tentar angariar mais votos a favor da reforma foi criticado por Lira. "O governo erra ao criar este gabinete. É como se estivesse tratando os deputados como neófitos, amadores que não entendem o que se trata", declarou o líder do PP.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas

Cinco empreiteiras participaram do processo licitatório, que compreende as obras de arte especiais do trecho - Ponte do Portal, Viaduto do Manne e elevado no bairro Avaí
Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas
Economia

Vendas no comércio catarinense crescem 6,3% em novembro

O desempenho supera a média nacional de 4,1%. É a sexta taxa positiva consecutiva
Vendas no comércio catarinense crescem 6,3% em novembro
Economia

Santa Catarina registra crescimento de 11,1%, o segundo maior do país

O Estado apresentou resultado positivo em quatro indicadores da indústria no acumulado de 2020
Santa Catarina registra crescimento de 11,1%, o segundo maior do país
Economia

Dólar fecha com pequena queda, vendido a R$ 5,31

Bolsa caiu 1,44% em dia de ajustes
Dólar fecha com pequena queda, vendido a R$ 5,31
Ver mais de Economia