ECONOMIA
Gastos com Educação sobem 3,53% em fevereiro e pressionam IPCA, diz IBGE
Os reajustes das mensalidades escolares, que ocorrem tradicionalmente no mês de fevereiro, pressionaram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os gastos das famílias com Educação subiram 3,53% no último mês, uma contribuição de 0,17 ponto porcentual para a taxa de 0,43% registrada pelo IPCA. Apesar do avanço, a taxa do grupo foi a menor para meses de fevereiro desde 2008, quando tinha aumentado 3,47%.
"Geralmente, (o grupo) Educação repassa a inflação acumulada no ano anterior. Como a inflação foi menor, o reajuste é menor. E tem muitos estabelecimentos que estão segurando reajustes para não perder aluno", explicou Fernando Gonçalves, gerente no Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.
Os cursos regulares, que incluem as mensalidades escolares, subiram 4,58% em fevereiro, item de maior impacto no IPCA do mês, uma contribuição de 0,15 ponto porcentual para a inflação.

Matérias Relacionadas
Economia
Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol
Álcool acumula aumento de 21% desde janeiro

Economia
Indústria brasileira cresce 0,4% de dezembro para janeiro
Setor teve expansão de 0,8% na média móvel trimestral

Economia
Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal
Marca apresenta peças atemporais como moletons, malhas texturizadas, calças jogger, jeans e tricôs clássicos para serem usados por vários invernos

Geral
Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro
A partir de agora, os municípios irão dividir custos para manutenção e disponibilização de material/equipamento para a manutenção da via.
