ECONOMIA

Fluxo total de veículos nas estradas cai 0,4% em fevereiro, diz ABCR

11 Mar 2019 - 11h44Por Francisco Carlos de Assis

O fluxo total de veículos nas estradas com pedágio do Brasil caiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, já descontados os efeitos sazonais, segundo o Índice ABCR de Atividade, calculado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Tendências Consultoria Integrada. Segundo o indicador, o fluxo de leves recuou 0,5% e as passagens dos veículos pesados também diminuíram 0,5% de janeiro para fevereiro, também considerados os ajustes sazonais.

"Os resultados dos indicadores de fluxo foram afetados com a mudança da data do feriado de carnaval deste ano em relação ao anterior", diz Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria, lembrando que em 2019, o feriado ocorreu em março, diferente de 2018 (fevereiro).

Apesar da leve queda no índice, o analista observa o resultado do mês como um indicador da devolução parcial dos ganhos observados em janeiro. "Tal quadro é compatível com o ritmo ainda lento de retomada da atividade econômica no início deste ano", pondera.

Em relação a igual período de 2018, o índice total variou positivamente 0,4%. O efeito calendário, afirma Xavier, impactou sobretudo nessa métrica interanual. Enquanto o fluxo pedagiado de veículos leves registrou queda de 2,3%, o fluxo de pesados teve avanço de 7,7%.

Nos últimos 12 meses, houve contração do índice total de 2%, exclusivamente ditado pela queda de 2,9% de leves, a despeito da elevação de 0,6% dos veículos pesados, calcula Xavier.

No acumulado de janeiro e fevereiro, o fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas subiu 1,3%, o dos leves ficou estável e o dos pesados cresceu 5,2%.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Economia

Governo do Estado institui o Auxílio Catarina

Benefício emergencial será destinado a mais de 60 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no estado
Governo do Estado institui o Auxílio Catarina
Economia

Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia

O investimento do Executivo será superior a R$ 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento
Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia
Economia

Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp

Instituição financeira cooperativa oferece nova opção de transferência para os associados por meio de parceria com o Facebook
Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp
Ver mais de Economia