Economia

Grupo Malwee completa 115 anos

História de sucesso, que iniciou no dia 6 de janeiro de 1906, com a então Firma Weege, está sendo administrada pela quarta geração da família

06 Jan 2021 - 11h34Por Janici Demetrio
Grupo Malwee completa 115 anos  - Crédito: Arquivo Crédito: Arquivo

Nesta quarta-feira (6) a firma Weege, hoje Grupo Malwee, celebra 115 anos de fundação. História de sucesso, que iniciou no dia 6 de janeiro de 1906 e que está sendo administrado pela quarta geração da família.

Muito antes do início da Malwee Malhas, a família Weege possuía atividades industriais e comerciais. Fundada por Wilhelm e Bertha Weege, tinha como principais atividades o comércio, queijaria e açougue. Em 1948, passou a ser Sociedade Anônima sob a direção do filho, Sr. Wolfgang Weege. Este foi um período de modificações, em que a empresa foi ampliada com a aquisição de um frigorífico e laticínios.

Em 1950, Wolfgang construiu um posto de gasolina com loja de conveniência, considerado uma inovação para a época. Na década seguinte, o comércio foi modernizado e transformado em uma grande loja de departamentos. O frigorífico foi fechado e, após muitas pesquisas e visitas, surgiu a ideia de ocupar o espaço com uma nova indústria, optando-se, então, pela implantação de uma empresa têxtil. Alguns prédios foram reformados e adaptados para o início da nova atividade. O desafio inédito para a família tomou formas juntamente com a fábrica em todos os seus processos produtivos: Malharia, tinturaria, estamparia, corte, costura e expedição. Era o início das atividades de moda da Malwee, em 04 de julho de 1968, marcando o começo de uma nova geração comercial e industrial na cidade. A empresa possuía apenas quatro parceiros e, desde lá, a qualidade em todas as relações é um dos principais valores da empresa. 

Na década de 80 Wandér Weege assumiu os negócios da família. Em 2011, Guilherme Weege assumiu a presidência da empresa e levou a indústria para o varejo.

Ética, qualidade e respeito às pessoas são valores que acompanham a empresa ao longo destes 115 anos. Para o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege, quando este propósito e estes valores são verdadeiros, a essência não se perde, passam décadas e os valores ficam. “É algo que é exercitado diariamente, nosso cuidado com o meio ambiente, com a sociedade, as ajudas ao próximo são justamente o que nos fazem mais fortes” afirma. 

A empresa familiar se destaca pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. Segundo o CEO da empresa, o Grupo Malwee foi fundado já com a visão e posicionamento de qualidade superior nos seus produtos. A durabilidade sempre foi perseguida como um mantra principal da Companhia, e dali surgiram muitos investimentos e inovações. “A moda está mais descartável e o planeta não comporta hoje um consumo desenfreado sem olhar para as consequências diretas para a sociedade. Por este motivo e com este propósito, lideramos o setor na busca por produtos cada vez melhor construídos, com olhar para insumos, descarte e em especial tecnologia de ponta. Estamos incluindo cada vez mais o consumidor nesta jornada, pois é através dele e das suas escolhas que toda a indústria vai mudar” finaliza o CEO.
 

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia