vacina
Economia

FIESC lança plataforma on-line de internacionalização para a indústria

22 Out 2020 - 09h44Por Da Redação

As estratégias e ferramentas que a indústria de Santa Catarina precisa para iniciar ou alavancar a internacionalização estão na plataforma on-line (internacionalizacao.fiesc.com.br) que a Federação das Indústrias (FIESC) lançou em reunião virtual, nesta quarta-feira (21). Trata-se de um espaço que vai atender da microempresa à companhia transnacional, com um conjunto de informações e ferramentas sobre o comércio internacional e as oportunidades que ele oferece para tornar empresas de todos portes mais competitivas.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, observa que a internacionalização é um dos pilares da gestão ao lado de infraestrutura, inovação e inclusão. “O lançamento da plataforma consolida nosso programa de internacionalização, o International Competitiveness (Intercomp), que levamos a todo o estado mobilizando empresas para o mercado internacional. Esse novo ambiente virtual conecta companhias a um conjunto de ferramentas e serviços e reúne tudo o que o empresário precisa para internacionalizar-se, com a vantagem de que pode ser acessado de qualquer lugar, sempre com o suporte de uma equipe de especialistas”, diz.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explica que a plataforma foi construída com base no princípio chamado “janela única” em que o empreendedor encontra tudo o que precisa em um só lugar. “Ela chega num momento importante e vai se tornar um instrumento de excelente cooperação com o empresário. É um ambiente de conectividade para interagir no conceito mais amplo do que é internacionalização, buscando sempre a competitividade, que é o nosso mantra”, afirma. Ela ressalta que a plataforma atende tanto o industrial que ainda não teve contato com o mercado internacional e precisa de orientação sobre os passos iniciais, quanto empresas que já atuam no comércio exterior, mas desejam expandir os negócios.

Todos os serviços, capacitações e o atendimento personalizado que a FIESC já oferece à indústria na área internacional estão à disposição dos empresários e dos profissionais de comércio exterior de forma on-line. Além disso, as empresas vão contar com novidades, como o Business Advisor, um serviço que auxilia a indústria a entender as normas técnicas exigidas por determinados países. Por exemplo, uma empresa de alimentos que exporta para os Estados Unidos, precisa cumprir requisitos exigidos pelo FDA (Food and Drug Administration) e, muitas vezes, a companhia brasileira precisa contratar uma consultoria no exterior para auxiliá-la neste processo, mas agora pode contar com a FIESC. O planejamento estratégico para internacionalização é outro serviço novo à disposição da indústria.

Na plataforma, o empreendedor também encontra diversas ferramentas. Entre elas, o Internacionalize Agora, que é gratuita e intuitiva, e mostra em 11 passos tudo o que uma empresa precisa saber para exportar, importar e estabelecer parcerias estratégicas. Outra é a avaliação de maturidade que possibilita a empresa obter um diagnóstico que vai mostrar em que estágio ela se encontra em relação à internacionalização. Com o diagnóstico em mãos, o empresário pode formular um plano de ação, considerando as melhorias necessárias para a atuação internacional com segurança. Além disso, tem os estudos de inteligência comercial que mostram onde estão as oportunidades no comércio internacional e os nichos de atuação.

A plataforma pode ser conhecida acessando https://bit.ly/3kon9Kw.

 

 

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela
INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Ver mais de Economia