Banner Proauto
Economia

FGV: confiança do empresário sobe pelo terceiro mês seguido

Taxa subiu 7,1 pontos de junho para julho

09 Ago 2020 - 08h00Por Da Redação
FGV: confiança do empresário sobe pelo terceiro mês seguido - Crédito: Unsplash / Ilustrativa Crédito: Unsplash / Ilustrativa

O Índice de Confiança Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 7,1 pontos de junho para julho deste ano. Com a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 87,5 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, e recuperou 79% das perdas ocorridas no bimestre de março e abril, devido à pandemia de covid-19.

O Índice de Confiança Empresarial reúne os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pela FGV: indústria, serviços, comércio e construção.

A alta da confiança em julho foi motivada tanto pelas expectativas quanto pela percepção dos empresários brasileiros sobre a situação atual. O Índice de Expectativas subiu 7,4 pontos e chegou a 89,8 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual cresceu 7,1 pontos e atingiu para 79,7 pontos.

“O avanço da confiança empresarial em julho mostra que a economia continua em trajetória ascendente no início do segundo trimestre após o baque do trimestre anterior. A boa notícia é a consolidação de tendência de melhora da percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios, com indústria e comércio atingindo níveis de satisfação mais próximos à normalidade”, disse o pesquisador da FGV Aloisio Campelo Jr.

Para ele, no entanto, é preciso analisar essa tendência com cautela. “A incerteza continua elevada e mesmo os indicadores de expectativas, que saíram na frente, retratam hoje um sentimento que parece ser mais bem descrito como o de uma 'neutralidade sujeita a revisões'. Ainda é cedo para se pensar em uma retomada consistente de investimentos, por exemplo”.

Na análise dos setores, os quatro tiveram alta. O destaque ficou com a indústria (aumento de 12,2 pontos). O comércio teve a menor alta (1,7 ponto). Os demais setores tiveram os seguintes aumentos: serviços (7,3 pontos) e construção (6,6 pontos).

Fonte: Agência Brasil


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá instala novos abrigos de passageiros em dois bairros

Com as novas estruturas, já quase 630 abrigos de passageiros substituídos
Prefeitura de Jaraguá instala novos abrigos de passageiros em dois bairros
Geral

Estrada Quirino Lunelli começa a ser pavimentada

A obra está orçada em R$ 8,599 milhões, recursos de convênio com o Banco do Brasil, e esta sendo executada pela Infrasul Engenharia de Joinville
Estrada Quirino Lunelli começa a ser pavimentada
Geral

Formalizada proposta de parceria do SENAI com ACIAG e Prefeitura de Guaramirim

Com essa iniciativa de tríplice aliança, a administração municipal e a entidade empresarial somam forças juntamente com o SENAI para a melhor qualificação da mão de obra local
Formalizada proposta de parceria do SENAI com ACIAG e Prefeitura de Guaramirim
Economia

Feirão Auto Guaramirim será realizado no Seleto

Feirão será entre os dias 3 a 5 de dezembro
Feirão Auto Guaramirim será realizado no Seleto
Ver mais de Economia