ECONOMIA

Exterior estimula alta da Bovespa que pode ser limitada por ajuste da véspera

21 Mai 2019 - 11h33Por Maria Regina Silva

O Ibovespa tenta dar continuidade aos ganhos da véspera, quando teve valorização de pouco mais de 2,00%. O movimento é amparado por notícias consideradas favoráveis em relação à guerra comercial entre Estados Unidos e China, que deixam os futuros de Nova York e as bolsas europeias em alta. O movimento reflete a informação de o governo norte-americano abrandou as restrições comerciais impostas à chinesa Huawei por 90 dias.

Por aqui, as palavras pacificadoras do presidente Jair Bolsonaro ditas na véspera em relação ao Legislativo sobre a reforma previdenciária também dão espaço para alta na B3, a despeito de ainda persistirem as dúvidas em relação ao avanço da reforma da Previdência e à administrativa.

O noticiário do dia sugere um pregão mais tranquilo, ressalta Thiago Salomão, da Rico Investimentos. Mas lembra que na segunda-feira a Bolsa subiu fortemente quando o consenso apontava para o contrário.

Às 10h14, o Ibovespa subia 0,37%, aos 92.285,43 pontos.

Para a equipe econômica da MCM Consultores, essas idas e vindas do discurso de Bolsonaro não contribui para criar uma relação de mútua confiança com o Congresso, o que dificulta o avanço da agenda do governo.

Depois de afirmar que a "classe política é o grande problema do Brasil", Bolsonaro mudou o tom horas depois em discurso no Planalto, ao dizer que valoriza o Parlamento, que dará a palavra final sobre a reforma previdenciária.

"Pode soar confuso esse 'morde e assopra', mas para nós é positivo este discurso pró Previdência em cima de um texto que terá cada vez menos digitais do governo. Isso mostra o compromisso com a 'melhor reforma', que como o próprio Bolsonaro já disse uma vez: reforma boa é aquela que é aprovada", afirma em nota o analista da Rico.

Na segunda, ressalta um operador, "a Bolsa subiu muito em função de fluxo de estrangeiro, mas nada animador". "A indicação é o investidor aproveitou para comprar por considerar que estava barata, mas não que a visão em relação às reformas, ao País tenha mudado."

O saldo de capital estrangeiro na B3 segue negativo, em R$ 5,315 bilhões, este mês. A despeito da alta de 2,17% do índice à vista ontem, que fechou aos 91.946,19 pontos, o Ibovespa acumula perdas de 4,57% este mês.

No campo corporativo, os investidores devem ficar de olho nas duas principais ações do Ibovespa: Vale e Petrobras. Ontem, os papéis da mineradora cederam cerca de 2,00%, diante do iminente desabamento do talude na barragem de Gongo Seco, em Barão de Cocais (MG).

Já em relação à Petrobras, a empresa informou hoje que o Conselho de Administração da companhia aprovou a assinatura de um aditivo ao contrato de cessão onerosa que prevê ressarcimento de US$ 9,058 bilhões à estatal.

Tanto as ações da Vale quanto as da estatal acumulam perdas este mês na faixa de 6%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia