Economia

Ex-ministro acredita que novo Congresso Nacional deve agilizar aprovação de pautas ‘importantes’ para crescimento industrial

Reforma tributária não tem data para ser apresentada pela equipe econômica do governo.

18 Fev 2019 - 13h30

A produção industrial registrou pequena alta de 0,2%, em dezembro de 2018, em comparação com números do mesmo mês de 2017. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Durante o ano, o país registrou números positivos na produção industrial que teve aumento superior a 1%. No entanto, o número foi menor quando comparado ao desempenho industrial de 2017, que foi de 2,5%.

A economia do país precisa contar com forte produção industrial para garantir o crescimento pleno de emprego e renda. Para isso, os ambientes de negócios devem ser favoráveis ao investimento na produção.

O deputado federal e ex-ministro da Indústria e Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB-SP), alerta que, o aumento dos investimentos na produção industrial só será possível após a aprovação das reformas da Previdência e Tributária no Congresso Nacional. “Porque feita a Previdência é possível começar a dialogar a reforma tTributária, nós teremos aí uma melhoria significativa no ambiente de negócios. E desburocratizar toda a máquina pública, toda a máquina federal revisando as instruções normativas, revisando as portarias”.

O deputado Marcos Pereira é otimista e acredita que as pautas necessárias para o crescimento da produção industrial possam ser aprovadas pelos atuais congressistas.

No governo passado, por exemplo, as reformas da Previdência e Tributária foram aprovadas nas comissões da Câmara dos Deputados e os textos foram encaminhados para a Mesa Diretora. Mas a presidência da Casa não conseguiu colocar as matérias em votação no Plenário por falta de acordo entre os partidos.

Com a renovação dos cargos no Congresso Nacional, Pereira vê oportunidade de as reformas serem aprovadas, já no início do governo Bolsonaro.  

“Eu acho que o novo Congresso é mais liberal, mais voltado para o setor produtivo, para a liberação da economia, menos ideologizado, até porque o governo do presidente Bolsonaro vai nessa linha também, então, eu acho que nós teremos condições e ambiente para aprovar essas pautas”, explica Marcos Pereira.

O governo deve enviar o projeto da reforma da Previdência ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20).

O texto foi aprovado pelo presidente Bolsonaro e prevê, entre outras medidas, mudança na idade mínima para aposentadoria do trabalhador de 65 anos, para homens, e 62, para mulheres.  

A reforma tributária ainda não tem data para ser apresentada pela equipe econômica do governo. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia