ECONOMIA

Estou confiante de que fecharemos acordo (comercial) com a China, diz Trump

08 Mar 2019 - 13h20Por Gabriel Bueno da Costa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira estar "confiante" de que será fechado um acordo comercial com a China. Ele comentou, porém, que a economia americana seguirá bem, "com ou sem acordo".

As declarações de Trump foram dadas antes de uma viagem dele ao Alabama, onde visitará localidades atingidas por tornados. Mais cedo, o embaixador americano para a China, Terry Branstad, comentou que um acordo comercial entre EUA e China não era algo iminente. Branstad disse que não foi marcada uma data para uma eventual reunião de cúpula entre os presidentes Trump e Xi Jinping para resolver a atual disputa no comércio, já que nenhum dos lados acredita que um acordo seja iminente.

Questionado por repórteres, Trump disse que seu relacionamento com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é bom. Ele defendeu a melhora no vínculo bilateral e comentou que, ao assumir, os dois países caminhavam para uma guerra, o que agora não está no radar. Trump não conseguiu, porém, fechar um acordo pelo fim das armas nucleares norte-coreanas e há relatos da imprensa local de que Pyongyang estaria reconstruindo uma base de testes de armas. O presidente americano já havia dito anteriormente que o caso precisa ser monitorado, mas não tomou posição contundente sobre esses relatos.

Trump ainda repetiu nesta sexta-feira que não houve nem há qualquer conluio com a Rússia, ao contrário do aventado em investigações sobre sua campanha presidencial.

Sobre a economia, ele afirmou que, mesmo com a geração modesta de empregos de fevereiro, uma boa notícia é que os salários estão avançando no país. O Departamento do Trabalho informou mais cedo que a economia americana gerou 20 mil vagas no mês passado, bem abaixo da mediana da previsão de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 185 mil vagas. Já o salário médio por hora subiu 0,40% no mês passado ante janeiro, acima da previsão de alta de 0,3%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia