FIESC

Especialista orienta empresas a começarem pelo simples antes de buscar novas tecnologias

Desperdício e o retrabalho são questões a serem resolvidas

27 Fev 2019 - 23h00Por FIESC

Em vez de pensar em tecnologias avançadas como robôs e outros recursos da chamada indústria 4.0, as empresas devem resolver questões simples, como o desperdício e o retrabalho, para melhorarem a qualidade e com isto terem maior produtividade. 
 
O recado é do especialista Marcos Yoshikazu Kawagoe, com base na experiência de 26 anos como executivo em corporações internacionais como Saint Gobain e Embraer, além de ter liderado o Programa Mundial de Excelência Empresarial (P3E) para aumento da produtividade, qualidade e competitividade.
 
Kawagoe falou a empresários de Jaraguá do Sul e região na terça-feira (26) no evento “Diálogo Industrial”, iniciativa da CNI e FIESC, em parceria com o SEBRAE e apoio dos sindicatos de indústrias do Vale do Itapocu.
 
Ele disse que as empresas muitas vezes pensam em melhorar a sua produtividade quando há crise, quando esta deveria ser uma preocupação permanente. Via de regra, buscam apoio em iniciativas do governo, em programas de incentivo à produtividade, quando podem melhorar a gestão olhando da porta para dentro.
 
“Mudando algumas formas de pensar o processo, as melhorias podem surgir sem maiores investimentos”, aponta. Uma destas questões, segundo ele, é quanto a desperdícios e a repetição de tarefas seja na manufatura ou na administração do negócio.

Destaca a logística como elemento importante para a racionalização de materiais e redução de custos. “É preciso conhecer as ferramentas e utilizar adequadamente a tecnologia, o que elimina muitas atividades que hoje tomam o tempo das pessoas na fábrica. Com alguns ajustes, pode-se melhorar a qualidade, reduzir defeitos e com isto evitar o retrabalho e consequentemente elevar a produtividade”.
 
Marcos Yoshikazu Kawagoe avalia que as condições são favoráveis para que as empresas busquem melhores resultados. “A economia está dando mostras de recuperação, ainda que lenta, mas melhor do que vimos nestes três últimos anos. Então, este momento em que a economia vai se reafirmando dá esta oportunidade de inovação que nem sempre são complexas”. 
 
Conforme o vice-presidente da FIESC na região, Célio Bayer, a série de encontros “Diálogo Industrial” do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo visa fortalecer a articulação com os sindicados ligados à indústria, levando aos empresários informações para maior competividade. “A indústria ainda não recuperou os mesmos níveis de emprego de 2011 e embora os indicadores apontem que a economia vem melhorando é preciso um foco cada vez mais intenso na questão da produtividade, preparando o setor para o crescimento”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia