ECONOMIA

Ernesto Araújo não responde a preocupações do agronegócio, diz vice da SRB

21 Dez 2018 - 13h20Por Lu Aiko Otta

A ideia de criar no Ministério das Relações Exteriores um departamento específico para o agronegócio é uma ideia positiva, comentou nesta sexta-feira, 21, o vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Pedro de Camargo Neto. Ele explicou que hoje já existe na pasta uma divisão que cuida de agricultura e produtos de base. Um departamento seria, portanto, um up grade.

Mas Camargo considerou "ruim" e "fraca" a manifestação do futuro chanceler, embaixador Ernesto Araújo, em apoio ao setor, em sua conta no Twitter. "Ele não respondeu sobre a questão da embaixada em Jerusalém, que é o que o setor quer saber", afirmou. Tampouco houve posicionamento em relação à China, outro ponto de preocupação.

Há pouco, Araújo postou no Twitter que vai criar um departamento de agronegócio e que dará ao setor uma atenção nunca antes dispensada. Disse também que o Itamaraty foi a "casa do MST" nos governos do PT e que algumas negociações comerciais em curso são ruins para o agronegócio. Acusou o "establishment" e a mídia de tentar indispor a agricultura com os "ideais do povo brasileiro."

Mas o que de fato preocupa o agronegócio são os sinais que pode haver problemas na relação com grandes mercados, como a China e o Oriente Médio.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, emitiu sinais de indisposição com a China, ao visitar Taiwan (que não reconhece o predomínio do continente) e disse que os chineses estão "comprando o Brasil". Ao que os chineses responderam, com um editorial num jornal destinado ao ocidente, que o Brasil pode pagar caro por suas posições.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com exportações de US$ 58,8 bilhões até o fim de novembro deste ano. Desses, US$ 25,9 bilhões são de soja.

Já o mercado árabe, grande consumidor de açúcar e carne, ameaça retaliar caso o Brasil de fato transfira sua embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém. O gesto reconheceria a reivindicação de Israel sobre a cidade. Os árabes apoiam a Palestina no conflito.

As negociações comerciais em curso, avalia Pedro Camargo, não ameaçam o setor agrícola. "O agronegócio sempre ganha; às vezes ganha pouco, às vezes ganha muito."

Ele reconhece que a falta de acordos bilaterais de fato impede um comércio maior, mas acredita que eles não existam "mais por culpa do setor do que do Itamaraty". Por ser um setor forte, o agro mais atrapalha o fechamento de novos acordos do que ajuda, avalia o especialista.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia