ECONOMIA

É preciso R$ 1 tri de potência fiscal para lançar capitalização, diz Guedes

22 Mai 2019 - 14h00Por Eduardo Rodrigues

O ministro da Economia, Paulo Guedes, bateu na tecla da necessidade de uma potência fiscal de R$ 1 trilhão em dez anos com a reforma da Previdência para que o governo seja capaz de lançar o regime de capitalização. Segundo ele, o governo irá regular, vigiar e garantir o novo regime de aposentadorias.

"Vou trocar a expressão 'capitalização' por 'poupança garantida'. Os ricos adoram capitalizar, e criticam quando propomos capitalização para os pobres. Na poupança garantida o jovem levará os recursos para o futuro", afirmou o ministro, durante palestra de mais de uma hora de duração no Seminário Previdência, organizado pelo jornal Correio Braziliense.

Guedes esclareceu que os recursos da chamada poupança garantida não serão geridos pelos bancos, mas, sim, por instituições de previdência. "É um mercado novo", explicou.

O ministro mais uma vez garantiu que nenhuma pessoa que entre no regime de capitalização receberá menos que um salário mínimo como aposentadoria. "Vamos levar os recursos pro futuro, vamos democratizar a poupança. Ao invés de desaparecer no buraco fiscal de Brasília, os recursos serão aplicados. E quanto maior a acumulação de capital, maior é a produtividade do trabalho", acrescentou.

Para Guedes, a aprovação da reforma da Previdência e o lançamento do regime de capitalização promoverão um choque de criação de empregos para jovens nos próximos dois anos. "É preciso sacrificar os contemporâneos ou vamos empurrar conta para filhos e netos", completou.

O ministro criticou os altos encargos trabalhistas que incidem hoje sobre a folha de pagamentos das empresas, que voltou a chamar de arma de destruição em massa de empregos. "O trabalhador ganha pouco e custa muito para empresas, isso é um crime. Hoje, para cada brasileiro poder aposentar, é preciso acabar com uma vaga de emprego", concluiu.

Elogios ao Congresso

Em meio aos atritos entre o Executivo e o Legislativo, o ministro da Economia repetiu ter "absoluta confiança" na classe política brasileira. "Tenho certeza que a classe política vai assumir protagonismo, e a classe econômica vai ajudar", afirmou.

Segundo o ministro, os gastos crescentes e descontrolados do Estado quase derrubaram a democracia brasileira, mas Guedes descartou qualquer ameaça a essa democracia no momento atual. "Isso é uma crise fictícia. O Brasil é uma democracia consolidada, ninguém é dono desse País. Não posso concordar com qualquer leitura pessimista sobre momento brasileiro", completou.

Em mais de uma hora de palestra, o ministro voltou a avaliar que o Brasil é uma sociedade aberta, com poderes independentes e imprensa livre. "Somos um país riquíssimo. Basta deixarmos o País funcionar. Tivemos governos dirigistas que deixaram o orçamento ser capturado por corporações. Um governo assim é generoso com essas corporações, mas não sobram recursos para o resto da população", criticou.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia