vacina
ECONOMIA

Draghi diz que riscos continuam, mas BCE tem instrumentos para agir

27 Mar 2019 - 06h52Por Sergio Caldas

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que os riscos para a perspectiva econômica da zona do euro continuam apontando para baixo, mas ressaltou que o atual momento de fraqueza na região "não necessariamente precede uma forte contração".

Segundo Draghi, que falou durante discurso em Frankfurt, os dados atuais sugerem que a demanda externa ainda não afetou significativamente a demanda interna, mas os riscos cresceram nos últimos meses e as incertezas permanecem elevadas. Ele citou, como exemplo, as recentes disputas comerciais e a desaceleração econômica em países emergentes, especialmente na China.

"É por isso que nossa perspectiva de médio prazo continua sendo de que o crescimento voltará gradualmente para seu potencial, mas os riscos permanecem negativos", disse Draghi.

Apesar das incertezas, Draghi apontou que as expectativas de investimento ainda são "relativamente robustas".

Draghi também afirmou que o BCE está atento a riscos futuros e pronto para voltar a agir com mais medidas de estímulos se houver deterioração significativa da perspectiva.

"Não nos faltam instrumentos (de política monetária) para cumprirmos nosso mandato", afirmou Draghi, referindo-se à meta do BCE de trazer a inflação para um nível ligeiramente inferior a 2%.

Em sua última reunião de política monetária, no dia 7, o BCE afirmou que pretende manter suas principais taxas de juros nas mínimas históricas atuais até pelo menos o fim de 2019 e anunciou que oferecerá novos empréstimos de baixo custo a bancos da zona do euro, através de Operações de Refinanciamento de Prazo Mais Longo Direcionadas (TLTROs, na sigla em inglês), entre setembro deste ano e março de 2021.

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela
INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado
Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Ver mais de Economia