ECONOMIA

Dólar vira e sobe com demanda de importador e tesourarias de bancos

13 Mar 2019 - 11h19Por Silvana Rocha

O dólar passou a subir e renovava máximas na manhã desta quarta-feira, 13, após ter iniciado a sessão em baixa no mercado doméstico, estendendo perdas acumuladas em cerca de 1,80% nas últimas três sessões. "Ficou barato e o importador compareceu na compra, além de que algumas tesourarias estão partindo para um movimento de recomposições de posições", comenta Jefferson Rugik, diretor superintendente da Correparti.

A inversão de sinal para o lado positivo ocorreu ainda após a divulgação de dados mistos da economia americana, há pouco. As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos subiram 0,4% em janeiro ante dezembro - na terceira alta mensal consecutiva e contrariando a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam queda de 0,6%. Além disso, o resultado geral das encomendas de dezembro foi revisado em leve alta, de ganho de 1,2% para avanço de 1,3%, na mesma base comparativa.

De outro lado, o índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos subiu 0,1% em fevereiro ante janeiro, abaixo da alta de 0,2% esperada por analistas. O núcleo do PPI, que exclui as categorias de alimentos, energia e serviços de comércio, também avançou 0,1% em fevereiro ante o mês anterior. Neste caso, a projeção também era de acréscimo de 0,2%. Na comparação anual, o PPI subiu 1,9% em fevereiro e seu núcleo registrou alta de 2,5%.

Os agentes de câmbio operam ainda na expectativa pela instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, marcada para o início da noite (19 horas), por onde deve começar a tramitar a reforma da Previdência.

Também aguardam uma nova votação no Parlamento britânico, que ontem rejeitou mais um acordo de Brexit proposto pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. Com isso, hoje, os parlamentares britânicos irão votar sobre a opção de realizar um Brexit sem acordo. A data final para que o Brexit seja implementado é dia 29 de março.

Às 10h00, o dólar à vista subia 0,46%, a R$ 3,8333. O dólar futuro para abril estava em alta de 0,50%, a R$ 3,8355.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia