ECONOMIA

Diferença entre projetos de autonomia do BC é status de ministro, diz deputado

17 Abr 2019 - 17h48Por Fabrício de Castro

O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) afirmou nesta quarta-feira, 17, que a reunião entre representantes do Banco Central e líderes de partidos, ocorrida nesta data na residência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi positiva. No encontro, foi discutido o projeto de autonomia do BC encaminhado pelo governo ao Congresso.

De acordo com Maldaner, a principal diferença entre o projeto encaminhado pelo governo e a proposta que já está na Câmara, relatada por ele, diz respeito ao status de ministro para o presidente do Banco Central. No projeto encaminhado pelo governo, o presidente do BC perde o status de ministro.

"Esta questão do status de ministro para presidente do BC vai ser resolvida", afirmou Maldaner ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Segundo ele, a ideia é atender ao governo em relação a essa questão. Maldaner afirmou ainda que a ideia é apensar o projeto do governo sobre a autonomia do BC à proposta já relatada por ele na Câmara. Com isso, de acordo com o deputado, a tramitação será mais rápida.

Questionado a respeito da receptividade do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao projeto apresentado pelo governo, Maldaner afirmou: "Foi tranquilo."

Na semana passada, quando o governo anunciou o envio de nova proposta de autonomia do BC ao Congresso, o presidente da Câmara chegou a questionar, durante viagem aos Estados Unidos, a necessidade de um novo projeto. Isso porque o projeto relatado por Maldaner na Câmara é de autoria original do próprio Maia.

Na visão do governo, porém, era preciso encaminhar diretamente um novo projeto porque propostas de mudanças relacionadas ao Banco Central devem sempre surgir de iniciativas do próprio Executivo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões

Número é maior que população porque muitos têm mais de um chip
Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões
Economia

Caixa paga seguro-desemprego em conta poupança social digital

Benefício começa a ser pago hoje
Caixa paga seguro-desemprego em conta poupança social digital
Geral

Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral

Parecido com o acrílico convencional, o Bold NanoPower mantém alto grau de transparência e pode passar pelos mesmos processos de beneficiamento, como corte, dobra, usinagem e moldagem, sem perder o poder virucida
Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral
Economia

Dólar fecha no menor nível em um mês após acordo sobre Orçamento

Bolsa de Valores tem pequena queda em dia de ajustes
Ver mais de Economia