ECONOMIA

Depois de 27 anos, Raul Calfat deixa o grupo Votorantim

27 Mar 2019 - 08h30Por Mônica Scaramuzzo

Após 27 anos no grupo Votorantim, Raul Calfat vai deixar, no fim de abril, a presidência do conselho de administração do conglomerado, que pertence à família Ermírio de Moraes. O executivo Eduardo Mazzilli de Vassimon, que estava no comando do Itaú BBA até o fim do ano passado, assumirá o posto.

Braço direito dos Ermírio de Moraes, Calfat já estava negociando sua saída com os acionistas nos últimos meses. A sucessão foi oficializada nessa terça-feira, 26, após a reunião do conselho de administração da companhia.

O processo de transição ocorrerá nas próximas semanas - Vassimon assumirá a presidência do conselho a partir do dia 1º de maio.

Trajetória
Calfat estava desde 1992 no grupo, com a aquisição Papel Simão pelo conglomerado. De lá para cá, participou ativamente das decisões estratégicas e de expansão do grupo, que atua em diversas áreas - de cimento à energia. Ele esteve à frente da formação da VCP (Votorantim Celulose e Papel) e da criação da Fibria, incorporada no ano passado pela Suzano. De 2005 a 2014 foi responsável pela estruturação da holding da Votorantim. Desde 2014, estava à frente do colegiado.

"Encerro esse ciclo com a empresa tendo atingido uma estrutura de capital adequada, resultados ascendentes e um futuro brilhante", disse Calfat, por meio de comunicado. Calfat seguirá como presidente do conselho de administração dos Laboratórios Aché e membro dos conselhos da Duratex, da Embraer e do Hospital Sírio Libanês.

Fazem parte do conselho de administração do grupo Votorantim os herdeiros da família: Luís Ermírio De Moraes (vice-presidente), Cláudio Ermírio De Moraes e José Roberto Ermírio De Moraes (membros efetivos). Oscar De Paula Bernardes Neto, Marcelo Lopes de Medeiros e Pedro Wongtschowski são membros independentes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Sala do Empreendedor de Guaramirim será aberta nesta semana

O local é um espaço para orientações e informações voltadas aos empreendedores, além de servir como ponto de encontro para fechamento de negócios
Sala do Empreendedor de Guaramirim será aberta nesta semana
Economia

Guaramirim inicia atendimento presencial para emissão do IPTU

O atendimento presencial visa contemplar as pessoas que não tem acesso à internet e ainda não emitiram as guias de pagamento
Guaramirim inicia atendimento presencial para emissão do IPTU
Saúde

Decreto estadual mantém medidas contra a Covid-19 por mais duas semanas

Todas as atividades deverão observar os protocolos e regramentos sanitários específicos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde
 Decreto estadual mantém medidas contra a Covid-19 por mais duas semanas
Geral

Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem

Dados de uma pesquisa referente ao ano de 2020, revelaram que 91% da população entrevistada em nosso município pratica a reciclagem em suas residências.
Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem
Ver mais de Economia