ECONOMIA

Demanda aérea doméstica por voos cresce 3,31% em janeiro, diz Abear

27 Fev 2019 - 14h44Por Wagner Gomes

A demanda aérea doméstica começou o ano com crescimento de 3,31% na comparação com janeiro do ano passado. A oferta, por sua vez, teve ampliação maior, de 4,08%. A ampliação da oferta em nível superior à intensificação da demanda resultou em recuo de 0,63 ponto porcentual do fator de aproveitamento das operações, que foi a 84,09% no mês. Foram 8,9 milhões de viagens domésticas realizadas em janeiro, com crescimento de 2,41% na comparação anual (acréscimo de aproximadamente 200 mil viajantes). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

As estatísticas da Abear de transporte de passageiros incluem as operações da Avianca, Azul, Gol e Latam. A partir deste mês, passam também a agregar as operações de Map e Passaredo, que se associaram à Abear em setembro do ano passado.

De acordo com os dados, a demanda por transporte aéreo internacional em janeiro entre as aéreas brasileiras teve alta de 12,39% enquanto a oferta viu expansão de 14,12%, em ambos os casos ante o mesmo mês do ano passado. O aumento da oferta em nível acima da demanda repercutiu em baixa de 1,30 ponto porcentual do fator de aproveitamento das operações em janeiro, que foi a 84,39%.

Foram transportados 965 mil passageiros no mês, volume 5,72% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (ou pouco mais de 50 mil viajantes adicionais).

Segundo a Abear, como apontado em outras oportunidades, o crescimento da demanda a uma taxa muito maior do que a do volume de passageiros é indicativo da realização de voos mais longos no período, o que é condizente com a temporada de férias.

Em relação ao transporte doméstico e internacional de cargas, as empresas transportaram 27,6 mil toneladas de carga no mercado doméstico em janeiro (+5,82%) e 21,1 mil toneladas no mercado internacional (-1,84%).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Saúde

Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março

Medida terá validade por 15 dias
Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março
Saúde

Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira (26) suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h de segunda-feira (1º)
Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições
Saúde

Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC

A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina
Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC
Ver mais de Economia