ECONOMIA

Demanda aérea doméstica por voos cresce 3,31% em janeiro, diz Abear

27 Fev 2019 - 14h44Por Wagner Gomes

A demanda aérea doméstica começou o ano com crescimento de 3,31% na comparação com janeiro do ano passado. A oferta, por sua vez, teve ampliação maior, de 4,08%. A ampliação da oferta em nível superior à intensificação da demanda resultou em recuo de 0,63 ponto porcentual do fator de aproveitamento das operações, que foi a 84,09% no mês. Foram 8,9 milhões de viagens domésticas realizadas em janeiro, com crescimento de 2,41% na comparação anual (acréscimo de aproximadamente 200 mil viajantes). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

As estatísticas da Abear de transporte de passageiros incluem as operações da Avianca, Azul, Gol e Latam. A partir deste mês, passam também a agregar as operações de Map e Passaredo, que se associaram à Abear em setembro do ano passado.

De acordo com os dados, a demanda por transporte aéreo internacional em janeiro entre as aéreas brasileiras teve alta de 12,39% enquanto a oferta viu expansão de 14,12%, em ambos os casos ante o mesmo mês do ano passado. O aumento da oferta em nível acima da demanda repercutiu em baixa de 1,30 ponto porcentual do fator de aproveitamento das operações em janeiro, que foi a 84,39%.

Foram transportados 965 mil passageiros no mês, volume 5,72% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (ou pouco mais de 50 mil viajantes adicionais).

Segundo a Abear, como apontado em outras oportunidades, o crescimento da demanda a uma taxa muito maior do que a do volume de passageiros é indicativo da realização de voos mais longos no período, o que é condizente com a temporada de férias.

Em relação ao transporte doméstico e internacional de cargas, as empresas transportaram 27,6 mil toneladas de carga no mercado doméstico em janeiro (+5,82%) e 21,1 mil toneladas no mercado internacional (-1,84%).

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Economia

Governo do Estado institui o Auxílio Catarina

Benefício emergencial será destinado a mais de 60 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no estado
Governo do Estado institui o Auxílio Catarina
Economia

Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia

O investimento do Executivo será superior a R$ 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento
Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia
Economia

Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp

Instituição financeira cooperativa oferece nova opção de transferência para os associados por meio de parceria com o Facebook
Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp
Ver mais de Economia