Bananicultura

Debate sobre extinção da banana caturra motivou encontro no ano passado em Corupá

27 Jan 2016 - 17h17
A avaliação é da diretora executiva da Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Müller. Conforme ela, o risco existe realmente, por conta de um fungo chamado ‘Mal do Panamá Raça 4”. Por enquanto, não foi detectada a presença do fungo na América Central nem no Caribe, o que deixa mais afastada a possibilidade dele chegar ao Brasil.

[jwplayer mediaid="256094"]

Quase metade da produção mundial de bananas é desta variedade. O fungo foi redescoberto em 1992, no Panamá, e detectado desde então na China, Indonésia, Malasia e Filipinas. E, de acordo com uma entidade formada por pesquisadores holandeses, a doença afetará logo, e em larga escala, plantações da América do Sul e África. Segundo a diretora da Asbanco, o Governo brasileiro precisa agilizar as estratégias de combate ao fungo.

[jwplayer mediaid="256095"]

O problema atual é que não existe outra variação da banana que seja imune à doença e que possa substituir a Cavendish. Por enquanto, nada pode destruir o fungo “Mal do Panamá Raça 4”. Eliane Müller lembra que em agosto do ano passado, em Corupá, aconteceu o Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos. Um dos principais motivos foi reunir pesquisadores e especialistas para debater as maneiras de combate à nova praga.

[jwplayer mediaid="256096"]

Pesquisadores trabalham com duas linhas de ação para salvar a banana caturra. Primeiro, conter o avanço da doença através de campanhas. A segunda linha de atuação é achar uma banana não vulnerável ao fungo. Alguns especialistas já chegaram a sugerir o plantio de outra espécie e a substituição gradativa da caturra. O município de Corupá é o maior produtor de bananas de Santa Catarina. O modelo de agricultura familiar predomina, não só no município, mas em 97,8% das propriedades que cultivam a fruta no Estado.

Leia a matéria da BBC Brasil clicando aqui

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia