Séculus
Bananicultura

Debate sobre extinção da banana caturra motivou encontro no ano passado em Corupá

27 Jan 2016 - 17h17
Debate sobre extinção da banana caturra motivou encontro no ano passado em Corupá -
A avaliação é da diretora executiva da Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Müller. Conforme ela, o risco existe realmente, por conta de um fungo chamado ‘Mal do Panamá Raça 4”. Por enquanto, não foi detectada a presença do fungo na América Central nem no Caribe, o que deixa mais afastada a possibilidade dele chegar ao Brasil.

[jwplayer mediaid="256094"]

Quase metade da produção mundial de bananas é desta variedade. O fungo foi redescoberto em 1992, no Panamá, e detectado desde então na China, Indonésia, Malasia e Filipinas. E, de acordo com uma entidade formada por pesquisadores holandeses, a doença afetará logo, e em larga escala, plantações da América do Sul e África. Segundo a diretora da Asbanco, o Governo brasileiro precisa agilizar as estratégias de combate ao fungo.

[jwplayer mediaid="256095"]

O problema atual é que não existe outra variação da banana que seja imune à doença e que possa substituir a Cavendish. Por enquanto, nada pode destruir o fungo “Mal do Panamá Raça 4”. Eliane Müller lembra que em agosto do ano passado, em Corupá, aconteceu o Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos. Um dos principais motivos foi reunir pesquisadores e especialistas para debater as maneiras de combate à nova praga.

[jwplayer mediaid="256096"]

Pesquisadores trabalham com duas linhas de ação para salvar a banana caturra. Primeiro, conter o avanço da doença através de campanhas. A segunda linha de atuação é achar uma banana não vulnerável ao fungo. Alguns especialistas já chegaram a sugerir o plantio de outra espécie e a substituição gradativa da caturra. O município de Corupá é o maior produtor de bananas de Santa Catarina. O modelo de agricultura familiar predomina, não só no município, mas em 97,8% das propriedades que cultivam a fruta no Estado.

Leia a matéria da BBC Brasil clicando aqui
GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares

Projeto foi aprovado em primeiro turno
Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares
Economia

Dólar cai e bolsa reduz perdas após discurso do ministro da Economia

Apesar de alívio, Ibovespa teve pior semana desde início da pandemia
Dólar cai e bolsa reduz perdas após discurso do ministro da Economia
Geral

Criação do Complexo Multimodal de Guaramirim é aprovado na Câmara

O objetivo do projeto é a instalação de grandes empreendimentos que terão à disposição aeródromo, linha ferroviária, áreas para a construção de aeroporto de cargas e Porto Seco
Criação do Complexo Multimodal de Guaramirim é aprovado na Câmara
Política

Presidente anuncia apoio para 750 mil caminhoneiros comprarem diesel

Detalhes da medida ainda serão informados pelo governo
Presidente anuncia apoio para 750 mil caminhoneiros comprarem diesel
Ver mais de Economia