ECONOMIA

Cresce a ociosidade no setor de construção em novembro, diz CNI

21 Dez 2018 - 10h34Por Sandra Manfrini

Mesmo com a piora de alguns indicadores de produção, os empresários do setor da construção estão otimistas e esperam aumento da atividade e de novos empreendimentos e serviços nos próximos seis meses. Isso é o que mostra a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta sexta-feira, 21, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa revela que o nível de Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu três pontos em novembro, na comparação com outubro, atingindo 56%. As maiores quedas na capacidade operacional ocorreram em empresas de obras de infraestrutura e de serviços especializados para a construção. Com essa piora do indicador, a UCO continua abaixo da média histórica do mês, de 62%.

O nível de atividade do setor também caiu de 47,7 pontos em outubro para 45,6 pontos em novembro. O indicador da pesquisa da CNI varia de zero a 100, sendo que valores abaixo de 50 indicam queda na atividade.

O índice que mede o número de empregados também recuou de 44,9 pontos para 43,2 pontos. "Ao se distanciar da linha divisória de 50 pontos, os índices apontam que o nível de atividade e o número de empregados da indústria da construção permaneceram em queda em novembro", diz a Sondagem.

Apesar dessa piora nos indicadores, o índice de intenção de investimentos na indústria da construção subiu 2,3 pontos frente a novembro e alcançou 34,8 pontos em dezembro. Com esse alta, o indicador ficou acima da média histórica de 33,6 pontos e é o segundo maior desde fevereiro de 2015. Segundo a metodologia da pesquisa, quanto mais elevado o índice, maior é a disposição dos empresários para investir.

"A propensão para investir melhorou porque os empresários estão mais otimistas com o desempenho do setor nos próximos meses. Todos os indicadores de expectativas subiram e estão acima dos 50 pontos, mostrando que os industriais esperam o crescimento do nível de atividades, dos novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e matérias-primas e do número de empregados nos próximos seis meses", destaca a pesquisa.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção) atingiu 62,3 pontos em dezembro, ante 60,7 pontos registrados em novembro, ficando 9,3 pontos acima da média histórica de 53 pontos. Quando o indicador está acima dos 50 pontos mostra que os empresários estão otimistas.

"A confiança cresce porque os empresários acreditam na aprovação de reformas estruturais que vão estimular a atividade econômica, mas o otimismo contrasta com os indicadores de produção, que permanecem em níveis baixos", avalia a economista da CNI Dea Fioravante.

A Sondagem foi feita entre os dias 4 e 12 de dezembro, com 539 empresas.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia