Economia
Contratações em Jaraguá do Sul neste ano já superam 2023
Dados do Cadastro de Empregados e Desempregados mostra o desempenho das empresas locais
O Ministério do Trabalho divulgou nesta semana os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados referentes ao mês de outubro de 2024. Apesar de ter finalizado aquele mês com saldo de apenas 102 novos empregos com carteira assinada, Jaraguá do Sul tem um desempenho acima da média nacional e, inclusive, com mais admissões do que todo o período de 2023. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, avalia os números como altamente positivos. “Estamos com 34.646 admissões realizadas até outubro, em Jaraguá do Sul. Só para ter uma ideia, no ano de 2023 inteiro, nós tivemos 34.394 admissões. Então, mesmo faltando ainda por dois meses, nós já superamos o número de total de admissões de 2023, nesse ano de 2024”, comenta.
- Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas Insta, Face e Site
- LEIA TAMBÉM: Caropreso afirma que Ponte do Portal será inaugurada entre 5 e 10 de dezembro
Em relação ao saldo de empregos, Sarmanho acrescenta que Jaraguá do Sul está com 3.626 empregos a mais no saldo entre desligamentos e admissões.
“Também, o crescimento expressivo, o ano passado, nós finalizamos o ano com 1.318 empregos positivos em relação ao saldo”, analisa.
Ainda, segundo ele, outro fato relevante é o crescimento do volume do estoque de empregos formais em Jaraguá do Sul, acrescentando que o município está com 76.072 empregos formais neste ano, até outubro.
“Isso é um crescimento de 6,3% a mais do que o fechamento do ano passado, quando tínhamos apenas 71.566 empregos. É um crescimento de 4.506 postos de trabalho a mais nesse ano de 2024 até o mês de outubro”, comemora.
Dentre os segmentos mais relevantes na geração de empregos a indústria ainda é a maior, com 38.296 empregos formais no município, seguindo pelo setor de serviços com 23.460 postos e depois o comércio com 11.496 postos de trabalho.
Percentualmente, o segmento que mais cresceu em 2024 ainda é a construção civil.
“Nós estamos crescendo o volume de empregos formais nesse segmento em 18%. Porém chama muita atenção que houve um boom desse crescimento no primeiro semestre e agora uma desaceleração”, finaliza.