ECONOMIA

Conselho da Petrobras aprova proposta de novo plano de previdência Petros 3

19 Dez 2018 - 06h45Por Fabiana Holtz

O conselho de administração da Petrobras aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira, 18, o encaminhamento para análise da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), da proposta de um novo plano previdenciário, o Plano Petros 3 (PP3), na modalidade de contribuição definida.

O plano deve ser ofertado, em caráter de migração voluntária, aos participantes dos planos Petros do Sistema Petrobras Repactuado e Petros do Sistema Petrobras Não Repactuado (Plano BD).

Em comunicado ao mercado, a empresa explica que após a avaliação pela SEST, e em caso de parecer favorável da secretaria, a proposta será submetida pela Fundação Petrobras de Seguridade Social à aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Caso seja aprovado, a opção de adesão ao PP3 será ofertada aos participantes dos Planos BD.

A Petros já havia implementado o Plano de Equacionamento de Déficit (PED) que teve como objetivo equacionar o déficit total apurado em 2015, atualizado para 2017. Entretanto, mesmo com o PED, os Planos BD vêm apresentando novos déficits, aumentando a probabilidade de um novo equacionamento para o final de 2018.

Em busca de alternativas, a Petros realizou estudos que apresentaram a existência de riscos de solvência e liquidez dos Planos BD no médio prazo e realização de novos planos de equacionamento. Nesse contexto, foram avaliadas alternativas que atenuassem esses riscos.

O novo plano terá paridade contributiva plena (50%) da patrocinadora, com alíquota de contribuição máxima de 8,5%; possibilidade de resgate de 15% das reservas da conta individual no momento da migração ou a partir da aposentadoria; e benefício pago mensalmente e recalculado anualmente, com base no prazo escolhido pelo participante (indeterminado, entre 10 e 45 anos ou com base em um porcentual da sua reserva).

Segundo a estatal, considerando que o PP3 ainda terá que ser aprovado pela SEST e Previc, e que não é possível estimar a quantidade de participantes que optarão pela migração, o reflexo da proposta nas demonstrações financeiras e no fluxo de caixa, somente será conhecido após a conclusão do processo de migração.

Matérias Relacionadas

Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Política

Secretário e deputados discutem aperfeiçoamento do Prodec

A iniciativa visa tornar os benefícios do principal programa de incentivo ao desenvolvimento da indústria mais acessíveis ao investidor
Secretário e deputados discutem aperfeiçoamento do Prodec
Ver mais de Economia