INEC

Confiança do consumidor atinge o maior nível em mais de seis anos, aponta CNI

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), neste mês de dezembro a confiança alcançou o maior nível em mais de seis anos.

20 Dez 2018 - 17h30Por Cintia Moreira / Agência do Rádio
Confiança do consumidor atinge o maior nível em mais de seis anos, aponta CNI -

A economia e o mercado de trabalho têm apresentado melhoras, e, consequentemente, a confiança do consumidor também aumentou. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), neste mês de dezembro a confiança alcançou o maior nível em mais de seis anos.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), que é um indicador que mede esse otimismo em pontos, subiu 13,73% na relação entre dezembro de 2018 e dezembro do ano passado. Com esse desempenho, o índice chegou a 114,3 pontos.

Esta pontuação funciona como se fosse um termômetro: quanto maior a pontuação desse indicador, mais otimista está o consumidor. Para chegar ao resultado, a CNI faz entrevistas em 127 municípios brasileiros, com duas mil pessoas.

A partir disso, é criado uma pontuação para a confiança do consumidor em relação à inflação, desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor. Só depois, com os dados reunidos, é possível atingir o resultado final.

Dos seis subtemas desta pesquisa, somente um teve retração frente a dezembro de 2017, que foi o item compras de bens de maior valor. Ele recuou 2,48%. Mas, em relação a novembro, ficou estável.

Em compensação, todos os outros itens tiveram uma melhora expressiva. A maior foi a que mede a percepção sobre a inflação. Em seguida, o subtema que apresentou a maior melhora foi o mercado de trabalho, depois a renda pessoal, a situação financeira e o endividamento.

Vale lembrar que até o terceiro trimestre, os consumidores deram uma contribuição de R$ 3,2 trilhões para o Produto Interno Bruto. Se comparado ao ano passado, houve um aumento de 2%.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil

Com este desenvolvimento natural, impulsionado pela geração de vagas de emprego e importantes obras estruturais, o município também ganha um novo conceito de empreendimento, representado pelo Residencial Torres de Turim
Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil
Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Ver mais de Economia