Caraguá
Economia

Concurso Público de Jaraguá do Sul: etapas finais serão retomadas

Convocação dos candidatos e nova data para as provas serão informados nas próximas semana pela Unisociesc

02 Ago 2021 - 16h42Por Janici Demetrio
Concurso Público de Jaraguá do Sul: etapas finais serão retomadas - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração, informa que as etapas finais do Concurso Público referente aos editais 001/2019, 002/2019 e 003/2019, serão retomadas.

Suspenso, temporariamente, pelo Governo do Estado desde março de 2020 em função da pandemia, um ano e quatro meses depois, o maior concurso público de Jaraguá do Sul terá sequência em suas etapas finais: prova prática e avaliação psicológica para quem passou para esta fase, de acordo com a função.

A Ordem de Retomada foi assinada no dia 19 de julho e o Termo Aditivo nº 400/2021, contendo os novos prazos e regras, foi assinado nesta segunda-feira (02).

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal, Alessandro Martins, o edital está sendo readequado pelo Instituto Ânima Sociesc que, nas próximas semanas, informará sobre a convocação dos candidatos e a data de realização das provas no site do certame: Clique aqui.

“Não será a Prefeitura que convocará para as provas. Este trabalho está a cargo do Instituto Ânima Sociesc e as informações estarão disponíveis no site da instituição de ensino”, informa Alessandro Martins.

Segundo a Diretoria de Gestão de Pessoas, 1.436 candidatos estão aptos para a fase de avaliação psicológica e 283 para a prova prática, totalizando 1.719 pessoas.

A Prefeitura Municipal vai disponibilizar toda a estrutura, desde fiscais, escolas, até Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Entenda o que motivou a suspensão do concurso

- As primeiras etapas do concurso, que mobilizou mais de 17 mil inscritos, ocorreram nos dias 02 e 09 de fevereiro de 2019 e transcorreram de forma normal, sem dificuldades. Nesta etapa, cerca de 1.719 pessoas foram aprovadas para a etapa seguinte, que seria a avaliação psicológica ou o teste prático. São concorrentes de 12 estados brasileiros diferentes.

- Em decorrência da chegada da pandemia de covid-19 todos os concursos públicos e vestibulares foram suspensos em Santa Catarina, o que provocou, em 19 de março de 2020, a suspensão temporária do Concurso, deixando a realização das duas etapas, pendentes.

- O governo estadual só permitiu a retomada de concursos públicos e vestibulares no mês de setembro de 2020, por meio da portaria 714/2020, de 18 de setembro, ainda assim, condicionando uma série de medidas para que a realização das provas presenciais fosse aceita, entre elas: a) o distanciamento social de 1,5m dentro das salas utilizadas; b) disponibilização de álcool em gel nas salas de aula e consequente higienização do espaço; c) disponibilização de uma sala para cada concorrente que chegar ao local da prova e tiver temperatura corporal aferida em mais de 37,8 ºC.

- Desde então o Município vinha estudando, junto à empresa contratada para a realização das provas, de que forma o processo poderia ser retomado. A suspensão temporária do processo buscou manter a isonomia entre os candidatos, permitindo a ampla concorrência daqueles que ainda estão participando do certame público em momento oportuno à realização deste.

Matérias Relacionadas

Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Economia

Komprão Koch Atacadista inaugura loja em Jaraguá do Sul

A 39ª loja do Grupo Koch será aberta ao público na próxima quinta-feira (23) no Bairro Rio Molha e fará parte de um complexo com 7  lojas
Komprão Koch Atacadista inaugura loja em Jaraguá do Sul
Economia

Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança

Banco reduziu parte fixa da parcela de 3,35% para 2,95% ao ano
Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança
Política

Deputado Vicente Caropreso destaca 60 anos da WEG no plenário da Alesc

Em seu discurso, o parlamentar enfatizou a trajetória da empresa e o espírito empreendedor de seus fundadores: Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus.
Deputado Vicente Caropreso destaca 60 anos da WEG no plenário da Alesc
Ver mais de Economia