ECONOMIA
Conclusão da votação de cadastro positivo fica para quarta-feira
O presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão do plenário da Casa. Com isso, a conclusão da votação dos destaques ao projeto de lei do novo cadastro positivo ficou para esta quarta-feira, dia 20. Ainda há sete destaques pendentes.
Na sessão desta terça-feira, três destaques foram apreciados e rejeitados pelos deputados. Banco Central e governo esperam que todos os destaques sejam rejeitados, o que manteria o texto-base aprovado em maio do ano passado.
Alguns dos destaques, na visão do BC, desfiguram o texto aprovado no ano passado, prejudicando a formação do cadastro positivo. Pela lei atual, de 2011, o cadastro é formado apenas por consumidores que solicitam a inclusão no banco de dados - o que, na prática, torna o cadastro irrelevante para análise de crédito. Com o texto-base aprovado na Câmara, a inclusão no cadastro será automática, sendo que o consumidor que quiser sair terá que solicitar a exclusão.
Após a conclusão da votação dos destaques, a matéria ainda terá que passar novamente no Senado, para depois ir a sanção do presidente da República.

Matérias Relacionadas
Economia
Produção de motocicletas em 2025 deve ser a maior desde 2011
Setor cresceu 25,8% na comparação de fevereiro com o ano passado

Economia
Taxa zero para importação de nove tipos de alimentos começa a valer nesta sexta (14)
Medida não beneficiará carnes de aves e de porco

Economia
Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT
Programa lançado pelo governo começa em 21 de março

Economia
SC exporta US$ 1,76 bilhão nos dois primeiros meses de 2025
Vendas do estado para o exterior somaram US$ 918,9 milhões em fevereiro, aumento de 7,15% frente ao mesmo mês de 2024; embarques de proteÃna animal lideram exportações
