ECONOMIA

Comissão apartidária dos EUA prevê ganhos no PIB por acordo com México e Canadá

18 Abr 2019 - 17h47Por Gabriel Bueno da Costa

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos, um órgão apartidário que assessora o Legislativo e o Executivo, estima que o acordo fechado com o Canadá e o México deve elevar o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano em 0,35% e gerar 176 mil empregos. O modelo estima que o pacto, conhecido pelas siglas em inglês USMCA, deve ter um impacto positivo no comércio dos EUA, tanto entre os próprios parceiros como com o restante do mundo.

As exportações dos EUA para o Canadá devem aumentar 5,9% e as vendas para o México, 6,7%, prevê a comissão. As importações do Canadá e do México, por sua vez, aumentariam 4,8% e 3,8%, respectivamente. "O modelo estima que o acordo teria um impacto positivo em todos os setores industriais com a economia dos EUA."

No setor automotivo, a expectativa é que ocorra um "pequeno aumento" dos preços dos veículos vendidos nos EUA, com uma "pequena queda" no consumo desses itens.

O documento da comissão também diz que o USMCA teria um impacto positivo para o setor agrícola dos EUA. O efeito combinado do acordo seria um avanço de US$ 2,2 bilhões nas exportações agrícolas e de alimentos dos EUA após a implementação completa. Um efeito seriam mais compras dos EUA de açúcar e produtos derivados de açúcar e de laticínios do Canadá. Além disso, as exportações americanas para o Canadá de laticínios, carne de aves, ovos e produtos que contêm ovos, bem como trigo e bebidas alcoólicas, também devem crescer.

Os EUA, o Canadá e o México mantinham desde 1994 o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês). O presidente americano, Donald Trump, desistiu do Nafta e exigiu renegociar os termos do acordo, rebatizando-o de USMCA, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso em Washington.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia