Delivery Much
ECONOMIA

Comissão apartidária dos EUA prevê ganhos no PIB por acordo com México e Canadá

18 Abr 2019 - 17h47Por Gabriel Bueno da Costa

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos, um órgão apartidário que assessora o Legislativo e o Executivo, estima que o acordo fechado com o Canadá e o México deve elevar o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano em 0,35% e gerar 176 mil empregos. O modelo estima que o pacto, conhecido pelas siglas em inglês USMCA, deve ter um impacto positivo no comércio dos EUA, tanto entre os próprios parceiros como com o restante do mundo.

As exportações dos EUA para o Canadá devem aumentar 5,9% e as vendas para o México, 6,7%, prevê a comissão. As importações do Canadá e do México, por sua vez, aumentariam 4,8% e 3,8%, respectivamente. "O modelo estima que o acordo teria um impacto positivo em todos os setores industriais com a economia dos EUA."

No setor automotivo, a expectativa é que ocorra um "pequeno aumento" dos preços dos veículos vendidos nos EUA, com uma "pequena queda" no consumo desses itens.

O documento da comissão também diz que o USMCA teria um impacto positivo para o setor agrícola dos EUA. O efeito combinado do acordo seria um avanço de US$ 2,2 bilhões nas exportações agrícolas e de alimentos dos EUA após a implementação completa. Um efeito seriam mais compras dos EUA de açúcar e produtos derivados de açúcar e de laticínios do Canadá. Além disso, as exportações americanas para o Canadá de laticínios, carne de aves, ovos e produtos que contêm ovos, bem como trigo e bebidas alcoólicas, também devem crescer.

Os EUA, o Canadá e o México mantinham desde 1994 o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês). O presidente americano, Donald Trump, desistiu do Nafta e exigiu renegociar os termos do acordo, rebatizando-o de USMCA, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso em Washington.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor

Na prática, os estabelecimentos que recebem leite ou processam leite cru refrigerado terão que rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores
Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor
Geral

IPVA 2021: prazo para pagamento em cota única termina no dia 1º de fevereiro

O prazo para pagamento em três vezes sem juros terminou no último dia 10
Economia

Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena

Os números sorteados neste sábado foram 02, 09, 34, 49, 51, 55
Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena
Economia

Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Serão beneficiadas 3,5 milhões de pessoas
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
Ver mais de Economia