ECONOMIA

Com feriado nos EUA, dólar sobe com crise política e Previdência no foco

18 Fev 2019 - 11h02Por Silvana Rocha

O dólar opera em alta no mercado doméstico na manhã desta segunda-feira, 18, após as quedas registradas nas últimas duas sessões em meio a desvalorizações da moeda americana no exterior e a especulações na sexta-feira de que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, poderia permanecer no cargo. No sábado, porém, Bebianno confirmou que poderia ser exonerado nesta segunda, mas a edição regular do Diário Oficial da União (DOU) desta data não trouxe a exoneração do ministro.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro recebeu por cerca de 30 minutos o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

A edição do Diário Oficial é de responsabilidade da Imprensa Nacional, subordinada à Casa Civil. A agenda oficial de Bolsonaro não previa esse encontro. O único compromisso de Bolsonaro divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência era despacho interno no Palácio do Planalto, às 9 horas.

Bebianno está no centro da crise política após denúncias de uso de candidatos laranjas no PSL nas últimas eleições, quando o ministro era presidente do partido do presidente Jair Bolsonaro. Seu desgaste piorou após o filho mais novo do presidente, Carlos Bolsonaro, ter chamado o ministro de mentiroso publicamente, o que foi endossado pelo presidente.

A preocupação que permeia o governo é de que a crise dificulte as negociações sobre a reforma da Previdência no Congresso. O presidente prometeu assinar e enviar a proposta de reforma da Previdência à Câmara nesta quarta-feira.

No exterior, o índice do dólar (DXY) recua e o dólar mostra sinais mistos frente divisas de países emergentes exportadores de commodities com foco na continuidade das negociações comerciais entre EUA e China nesta semana.

Às 9h41, o dólar à vista subia 0,28%, a R$ 3,7156. O dólar futuro para março avançava 0,41%, a R$ 3,7185.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia