Economia

CNI lança guia de gestão ambiental baseado no Plano de Sustentabilidade da FIESC         

20 Nov 2020 - 10h11Por Janici Demetrio

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou nesta quinta-feira (19) dois manuais para orientar as empresas do setor na formulação de seus planos de adaptação à mudança do clima e para a obtenção de financiamento, considerando questões ambientais.
 
O documento intitulado Indústria Resiliente foi elaborado em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Plano Sustentabilidade. O outro manual é o Financiamento para o clima – Guia para otimização do acesso pela indústria. O lançamento das diretrizes ocorreu durante a live "Gestão de risco climático - fator chave para gestão, investimentos e continuidade dos negócios", que contou com a participação do presidente da Câmara Ambiental da FIESC, José Lourival Magri.
 
Magri relatou as dificuldades enfrentadas pela indústria catarinense em relação às mudanças de clima, incluindo o primeiro furacão registrado no hemisfério Sul, em 2004 e eventos que se sucedem com mais frequência, como cheias e estiagens.
 
“Agora em junho, ocorreu um ciclone bomba que deixou 10 mortes e prejuízos da ordem de R$ 1,5 bilhão. Entre novembro e dezembro de 2019 e maio deste ano tivemos uma grande estiagem no Estado, comparada à seca de 1957, e que prejudicou o funcionamento de cinco ou seis usinas hidrelétricas no Sul do Brasil, comprometendo a produção de 6 mil megawatts”, disse, ao destacar que a região Oeste do Estado vive agora mais uma estiagem. Magri observou também que a reconhecida e tradicional Oktoberfest surgiu de uma mobilização de reconstrução de Blumenau, depois de uma cheia que atingiu a cidade, bem como diversas outras regiões catarinenses nos dois anos seguintes.
 
Para o presidente da Câmara Ambiental da FIESC, a indústria não está alheia a estas situações, que podem comprometer os processos produtivos – da geração da matéria-prima ao escoamento dos produtos acabados. “A mudança climática está na pauta das indústrias e faz parte de todo o processo produtivo; por isso, este guia será uma ferramenta para que, junto com outros sistemas de gestão e de planejamento estratégico, considere a variável da mudança climática para se prevenir e se tornar cada vez mais resiliente”, afirmou. 
 
Tendo por base o Plano de Sustentabilidade, da FIESC, o guia faz a adequação de metodologia consolidada internacionalmente à realidade da indústria nacional, a partir da incorporação de seus conceitos às ferramentas de gestão da qualidade e de risco já praticados pelo setor industrial, de forma a contribuir para a criação da cultura de prevenção ao risco climático na cadeia produtiva.
 
 
 

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia