ECONOMIA

CCJ: reunião de colegiado termina sem acordo e debate deve atrasar

15 Abr 2019 - 16h33Por Camila Turtelli e Mariana Haubert

Depois de uma hora reunidos os coordenadores partidários da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) deixaram o encontro sem um acordo. Eles tentaram encontrar um consenso sobre a ordem da pauta do dia, se a proposta do Orçamento Impositivo seria votada antes da Previdência. Não houve consenso, o que deve atrasar o debate de ambas as matérias.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) foi um dos primeiros a deixar a reunião. Ele disse que as divergências sobre a reforma da Previdência barraram o entendimento. "As visões são diferente sobre a velocidade de tramitação da PEC da Previdência", disse. "O governo está com uma pressa enorme mesmo sabendo que ela é impopular", afirmou.

Segundo Valente, os partidos de centro vão pedir a inversão de pauta para que o Orçamento seja a prioridade do dia. "Acho que vai ter maioria para isso passar", afirmou. "A velocidade de como ele vai tramitar hoje vai depender do número de inscritos e o que os partidos retirem os nomes da discussão. A Previdência vai entrar depois da votação, se não houver pedido de vista", disse.

Sem o acordo, governistas vão tentar barrar a mudança. O PSL e o partido Novo, que é defensor da celeridade da Previdência, podem apresentar um pedido de vista quando o Orçamento entrar na pauta e, isso, pode trazer a Previdência de volta para o debate do dia.

Durante a reunião, foi cogitado que, para que houvesse acordo, o presidente do colegiado Felipe Francischini (PSL-PR), invertesse a pauta, por ofício, sem a necessidade da mudança i votação. A vice-presidente da CCJ, Bia Kicis (PSL-DF), não concorda que essa tática deveria ter sido feita. "Seria chamar a decisão para si", disse ela ao deixar a reunião.

Com isso, a reunião da CCJ já está com mais de uma hora de atraso. O início estava marcado para às 14h.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia