ECONOMIA

CCJ da Câmara pode votar reforma tributária na próxima semana

16 Mai 2019 - 18h58Por Mariana Haubert

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode votar, na semana que vem, a proposta de reforma tributária apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP). O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, João Roma (PRB-BA), já apresentou seu parecer favorável à aprovação do texto.

A proposta de emenda à Constituição deverá ser votada pelo colegiado na próxima quarta-feira, 22. Antes, a CCJ deve realizar duas audiências pública para tratar do assunto. Elas, porém, ainda não estão agendadas.

Parlamentares favoráveis ao tema, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se adiantaram ao governo e apresentaram a PEC antes que a equipe econômica terminasse de formular uma proposta própria.

O texto em análise é baseado nas ideias do economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF). Ele defende a criação de um novo tributo de bens e serviços, do tipo imposto de valor agregado (IVA), com a unificação do PIS/Cofins, IPI, ICMS e ISS, com transição de 10 anos.

Para Roma, a proposta respeita o pacto federativo ao unificar os tributos mas manter três alíquotas - federal, estadual e municipal. Se for aprovada pela CCJ, a PEC terá seu conteúdo analisado por uma comissão especial e depois será votada pelos plenários da Câmara e do Senado.

Na semana passada, o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou que o governo apoia a reforma tributária de Baleia Rossi, mas disse que o Executivo também vai enviar ao Congresso uma proposta só para tributos federais quando a reforma da Previdência caminhar um pouquinho mais. A proposta está em análise em uma comissão especial da Câmara.

Matérias Relacionadas

Economia

Divulgação de classificação do concurso da Prefeitura de Jaraguá ocorre nesta semana

Segundo o Instituto, as publicações têm previsão para estas datas, em virtude do período de recesso pelo feriado de carnaval. Este foi o concurso da Prefeitura de Jaraguá do Sul com maior número de inscritos
Divulgação de classificação do concurso da Prefeitura de Jaraguá ocorre nesta semana
Economia

Agências bancárias abrem hoje às 12h

Bancos ficaram fechados ontem (25) e segunda-feira de carnaval
Agências bancárias abrem hoje às 12h
Economia

Bancos passam a cobrar dólar do dia da compra com cartão

Medida começa valer a partir de 1º de março, conforme circular do BC
Bancos passam a cobrar dólar do dia da compra com cartão
Economia

Jaraguá espera arrecadar R$ 62 milhões com o IPTU neste ano

Galvan informa ainda que o dinheiro arrecadado com o IPTU, é revertido em investimentos para os munícipes
Jaraguá espera arrecadar R$ 62 milhões com o IPTU neste ano
Ver mais de Economia