ECONOMIA
Caiado mostra preocupação com 'reforma desidratada'
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), demonstrou nesta terça-feira, 23, preocupação com a possibilidade de a reforma da Previdência sair do Congresso apenas com a alteração no tempo de contribuição para aposentadoria. "Temos que buscar alternativas para dar sobrevivência aos Estados. O que me preocupa é que a reforma seja de tal maneira desidratada que poderá se resumir apenas na mudança no tempo para aposentadoria e com isso não surtirá nenhum efeito", disse. Ele citou, no entanto, que os parlamentares têm responsabilidade para a aprovação da reforma.
Caiado participou de reunião com representantes de outros 23 Estados nesta terça-feira, em Brasília. Eles preparam um pacote de demandas a ser apresentado para o governo federal, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de impedir agravamento da crise dos Estados.
Pontos sugeridos de alteração na reforma devem ser apresentados em reunião marcada pelos governadores com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), no próximo dia 8.
Os governadores devem apresentar os pontos de mudança e outras pautas de interesse nos Estados, como projetos do chamado pacto federativo. "Essa matéria pode avançar rapidamente e seria alternativa para sobrevivência dos municípios e Estados."
Perguntado se há erros do governo do presidente Jair Bolsonaro na articulação política, Caiado disse que "cada um tem seu estilo, não tem uma cartilha única para governar".
Ele minimizou o fato de a equipe econômica ainda não ter aberto os dados detalhados que embasaram a proposta de reforma da Previdência, citando que ex-presidentes não informaram esses dados em outros governos.
Matérias Relacionadas
Geral
Lojas Presidente inaugura 30ª unidade nesta sexta-feira em Guaramirim
A nova loja está localizada na Rua 28 de Agosto, em frente à Igreja Matriz

Economia
Bancários da Caixa entram em greve a partir do dia 14 na região de Jaraguá do Sul
Banco será notificado oficialmente da decisão nesta quarta-feira

Economia
Exportações de SC crescem 17,3% em agosto e somam US$ 1,15 bilhão
O acumulado de janeiro a agosto alcançou US$ 8,41 bilhões, alta de 5,8% em relação ao mesmo período de 2025.

Economia
Fim da "Taxa das Blusinhas" ameaça empregos na indústria e no comércio
Para FIESC, medida impõe desafio adicional à concorrência com produtos internacionais e afeta um dos setores que mais emprega no estado

