ECONOMIA

Bradesco retira Greenfield de lista de riscos informada a investidor dos EUA

30 Abr 2019 - 17h08Por Fernando Nakagawa

O Bradesco retirou a "Operação Greenfield" da lista de riscos relacionadas à atividade do banco. A exclusão ocorreu no documento enviado nesta terça-feira, 30, pela instituição financeira aos investidores norte-americanos, o chamado formulário 20-F. No relatório distribuído há um ano, o Bradesco mencionava potencial risco relacionado à operação deflagrada em 2016 por supostas fraudes em fundos de pensão de estatais.

No ano passado, o Bradesco mencionava no documento enviado à SEC (autoridade do mercado dos Estados Unidos) que algumas subsidárias, como a Bradesco Asset Management e a Bradesco Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, assim como os administradores dessas casas "foram mencionados pela Polícia Federal na Operação Greenfield por terem sido responsáveis pela administração e gestão do chamado Fundo de Investimento em Participações (FIP Enseada)".

Na época, o banco alertava que o caso poderia "afetar negativamente nossa reputação, condição financeira e resultados das operações". Esse risco, porém, foi retirado do documento enviado aos investidores nesta terça.

Operação Zelotes

O documento do Bradesco conhecido no período da manhã desta terça-feira manteve, porém, o risco relacionado à outra operação, a Zelotes. "Podemos estar sujeitos a consequências negativas do processo judicial decorrente da Operação Zelotes, incluindo o ajuizamento de uma ação coletiva", cita o documento.

Essa operação investiga suposto esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

Sobre essa operação, o documento traz avaliação muito parecida à feita um ano antes. O texto cita que o banco foi intimado pela Corregedoria Geral do Ministério da Fazenda e o processo administrativo "pode implicar a aplicação de multa contra nós e/ou menção em listas públicas que podem eventualmente trazer restrições em negócios com entes públicos".

Macroeconomia

O documento ainda menciona riscos relacionados à macroeconomia. Nesse trecho do texto, repete a percepção feita um ano antes de que "atual fragilidade das condições macroeconômicas brasileiras e a percepção do mercado de certos riscos econômicos, políticos e de incertezas relativas ao Brasil, incluindo investigações anticorrupção de grande repercussão, podem ter um efeito adverso significativo sobre nossa situação financeira e o resultado das nossas operações".

Reforma da Previdência

Sobre a reforma da Previdência, o documento menciona apenas que a equipe econômica entregou a proposta de reforma em fevereiro de 2019 e que há expectativa do governo de votar o texto ainda 1º semestre.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia