ECONOMIA

Bolsonaro e ministros já estão reunidos com presidente da Petrobras

16 Abr 2019 - 18h43Por Amanda Pupo

Com a presença de ministros e de seu vice, Hamilton Mourão, o presidente Jair Bolsonaro já está reunido no Palácio do Planalto com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. O encontro foi programado após a repercussão do recuo da estatal em reajustar o preço do óleo diesel em 5,7% na última sexta-feira (12). Bolsonaro admitiu ter ligado ao presidente da Petrobras para tratar do tema. "Me surpreendi com o reajuste de 5,7%", disse o chefe do Executivo no dia em que o reajuste seria implantado.

Além de Bolsonaro, Castello Branco e Mourão, participam da reunião os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone.

Castello Branco já esteve na segunda-feira no Planalto para participar de uma reunião interministerial que tratou da questão do transporte rodoviário no Brasil. Após sair do encontro, o presidente da Petrobras negou intervenção na estatal e disse que a empresa é "livre" e tem "vida própria". Ele afirmou ainda que a decisão pelo não reajuste foi tomada pela Petrobras. "O presidente alertou para os riscos", disse.

Mais cedo nesta terça-feira (16), na tentativa de atender demandas dos caminhoneiros que ameaçam uma nova paralisação, o governo federal anunciou uma série de medidas consideradas estruturantes para atender o setor. Entre elas estão a criação de uma linha de crédito do BNDES para caminhoneiros autônomos que tenham até dois caminhões por CPF, de R$ 30 mil. Foi anunciada ainda a liberação de R$ 2 bilhões do orçamento do Ministério da Infraestrutura para conclusão de obras importantes e manutenção de rodovias consideradas essenciais, como as BR-163 que liga o Rio Grande do Sul ao Pará, iniciada em 1970.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia