ECONOMIA

Bolsas de NY sobem após rumores sobre imposição de tarifas dos EUA a automóveis

15 Mai 2019 - 19h59Por Gabriel Wainer

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, 15, após relatos de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja adiar a possível implementação de tarifas sobre automóveis produzidos fora dos EUA.

Em Wall Street, o índice Dow Jones avançou 0,45%, em 25.648,02 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,58%, em 2.850,96 pontos. O índice eletrônico Nasdaq, por sua vez, subiu 1,13%, em 7.822,15 pontos.

A imprensa americana noticia, desde a manhã, que, de acordo com fontes próximas ao assunto, o presidente Trump planeja adiar a possível implantação de tarifas sobre automóveis importados para os EUA por seis meses. A notícia melhorou o humor dos investidores e levou os papéis das montadoras a fecharem em alta, como a Fiat Chrysler (+1,86%), a Ford (+1,17) e a General Motors (+0,89%).

A notícia mitiga um pouco da preocupação dos investidores de que o conflito comercial entre os EUA e a China gere tensões com outros grandes parceiros comerciais, como a União Europeia, ao mesmo tempo em que o Congresso americano está decidindo se ratifica ou não o pacto comercial EUA-México-Canadá (USMCA) da administração Trump, que, se aprovado, substituiria o Nafta como o tratado que rege o comércio norte-americano.

"Com Donald Trump minimizando as tensões comerciais entre os EUA e a China como uma 'pequena disputa', há um otimismo cauteloso de que ambos os lados chegarão a um acordo comercial, com investidores preparados para observar a reunião do G-20 no Japão no mês que vem", disse o analista de mercado da FXTM, Han Tan, em relatório obtido pela CNBC.

Entre os indicadores divulgados nesta quarta, o recuo inesperado de 0,5% na produção industrial americana pressionou as empresas do setor, como a 3M (-0,62%), a Lockheed Martin (-0,60%) e a General Electric (-0,58%). A Boeing, no entanto, fechou em alta de 0,76% após a Administração Federal de Aviação dos EUA afirmar que acredita que a companhia liberará a correção no software dos aviões 737 MAX em breve.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia