Camara guaramirim
ECONOMIA

Bolsas de NY sobem após dado do varejo dos EUA melhor do que o esperado

18 Abr 2019 - 19h40Por Gabriel Wainer

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 18, véspera de feriado, com os principais índices acionários se aproximando de seus níveis recordes após a divulgação de dados melhores do que o esperado nas vendas do varejo americano.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,42%, aos 26.559,54 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,16%, em 2.905,03 pontos. Já o índice eletrônico Nasdaq avançou 0,02%, em 7.998,06 pontos. Na comparação semanal, o Dow Jones ganhou 0,55%, o S&P 500 caiu 0,07% e o Nasdaq avançou 0,17%.

As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 1,6% em março ante fevereiro, a US$ 514,1 bilhões, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Comércio. O resultado surpreendeu analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam aumento menor nas vendas, de 1,0%. Na mesma linha, o índice de indicadores antecedentes do país, medido pelo Conference Board, subiu 0,4% em março ante fevereiro, em linha com a previsão, apontando ligeira melhora na atividade econômica dos EUA após o início do ano, considerado fraco por analistas.

Pela manhã, o Nasdaq operou em queda, pressionado por papéis das empresas de tecnologia que mais pesam no índice, como Facebook, Amazon e Intel, enquanto a Apple operava perto da estabilidade. Juntas, essas empresas respondem por pouco mais de 30% da composição do índice eletrônico. As perdas foram aliviadas, no entanto, com o fechamento em alta de 0,36% da Apple, além da redução das perdas em Facebook, Intel e Amazon, que encerraram o pregão em -0,28%, -0,12% e -0,17%, respectivamente.

Após a proposta do democrata Bernie Sanders de expandir o Medicare para todos os americanos ter pressionado na quarta os papéis da seguradora de saúde UnitedHealth, a companhia encerrou o pregão desta quinta com a melhor performance do Dow Jones, recuperando-se com alta de 2,26%.

Os papéis da American Express, que no pré-mercado chegaram a cair mais de 2% após o balanço da companhia ter mostrado que houve queda de 5% no lucro da empresa em relação ao balanço anterior, fechou o dia em alta, de 1,71%, diante do avanço da receita operacional.

Matérias Relacionadas

Geral

Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos

O pagamento começa em 24 de julho com 100 mil beneficiários atendidos por dia
Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos
Economia

Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC

Presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, reitera a necessidade de manutenção dos canais de negociação diplomacia brasileira, sob pena da situação se agravar com o cancelamento de investimentos no Brasil
Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC
Geral

Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo

Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo
Geral

Tarifas de pedágios ficam mais caras na BR-101, em SC

Praças distribuídas entre a BR-101 Norte em SC e a BR-376 no PR, terão reajuste nos valores a partir do próximo dia 9 de julho
Tarifas de pedágios ficam mais caras na BR-101, em SC
Ver mais de Economia