ECONOMIA

Bolsas de NY: S&P 500 e Nasdaq renovam máximas históricas de fechamento

23 Abr 2019 - 18h54Por Victor Rezende

Os mercados acionários americanos encerraram o pregão desta terça-feira, 23, com ganhos expressivos em um cenário de otimismo com os rumos da economia dos Estados Unidos e com a divulgação de resultados corporativos acima do esperado. Nesse cenário, tanto o índice S&P 500 quanto o Nasdaq renovaram recordes de fechamento.

Em Wall Street, o Dow Jones se aproximou de níveis recordes ao fechar com 26.656,39 pontos, em alta de 0,55%, ao mesmo tempo em que o S&P 500 renovou máxima histórica de fechamento ao subir 0,88%, para 2.933,68 pontos. O índice eletrônico Nasdaq, por sua vez, subiu 1,32%, para 8.120,82 pontos, também em nível recorde.

O cenário de alta das bolsas já era dado desde o mercado futuro em meio ao otimismo dos agentes com a economia americana. O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre terá seus números divulgados na próxima sexta-feira, depois de serem revisados para cima por diversas instituições financeiras após dados acima do esperado de consumo e de comércio no período. "Numa base trimestral em termos anualizados, esperamos que o PIB real cresça 2,6% no primeiro trimestre, uma modesta recuperação em relação ao ritmo de 2,2% observado entre outubro e dezembro", apontou o economista Jay Bryson, do Wells Fargo.

De acordo com o banco, o setor imobiliário "deve finalmente fornecer algum apoio modesto" ao crescimento econômico americano à medida que taxas de hipoteca menores "deram nova vida ao mercado imobiliário". Parte dessa avaliação foi corroborada na manhã desta terça-feira, quando foi informado que as vendas de moradias novas nos EUA saltaram 4,5% na passagem de fevereiro para março. O subíndice imobiliário do S&P 500 até apresentou alta forte, de 1,11%, mas não foi o de maior expressão do dia.

Gigantes de tecnologia atraíram as atenções dos investidores após o Twitter divulgar lucro líquido, receita e número de usuários acima do esperado no primeiro trimestre. As ações da companhia dispararam ao maior nível desde julho, em alta de 15,64%, para US$ 39,77, e alçaram papéis de companhias como Facebook (+1,29%), Amazon (+1,93%) e Microsoft (+1,36%), cujos resultados serão informados ainda esta semana. Outras empresas que divulgaram resultados nesta terça também foram procurados pelos investidores, como Coca-Cola Company (+1,71%) e United Technologies (+2,27%).

"Não estamos chocados com a direção do mercado de ações este ano, mas a magnitude e a falta de volatilidade foram surpreendentes", disse o diretor de investimentos da Neuberger Berman, Erik Knutzen. "Agora o desafio é saber para onde vamos a partir daqui."

A resposta do estrategista-chefe de ações americanas do Morgan Stanley, Michael Wilson, não é muito positiva. Para ele, é possível que o S&P 500 alcance a marca inédita dos 3 mil pontos nas próximas semanas, mas manteve uma inclinação pessimista para o restante do ano ao argumentar que os mercados acionários nova-iorquinos têm ações com preços "muito altos" e ao observar que "a recompensa pelo risco continua pouco atraente". Ele acredita que o S&P 500 chegará ao fim do ano com 2.750 pontos.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia